Sesau e Seagri discutem estratégias de enfrentamento à Tuberculose Bovina
Reunião visa o monitoramento dos rebanhos e campanhas educativas para população geral
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reuniu-se, nesta segunda-feira (1º), com representantes da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri), visando debater ações conjuntas de enfrentamento à Tuberculose Bovina, doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. O encontro aconteceu na Sala de Situação, na sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió.
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias que unam saúde pública e defesa agropecuária, fortalecendo o controle e a prevenção da Tuberculose Bovina no Estado. Entre os temas discutidos: o monitoramento dos rebanhos e campanhas educativas para a população geral.
O médico veterinário da Vigilância e Controle das Zoonoses da Sesau, Raffael Eufrásio, explicou que a integração entre saúde e agricultura é fundamental para proteger a população e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade da produção agropecuária. “Hoje iniciamos o alinhamento de alguns pontos estratégicos para proteger a saúde da população e dos rebanhos diante da Tuberculose Bovina. Esse cuidado é fundamental para que possamos estar um passo à frente e evitarmos epidemias em Alagoas”, salientou.
Já o gerente do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), Anderson Brandão, reforçou que o diálogo intersetorial fortalece a capacidade de resposta do Estado diante da Tuberculose Bovina. “Alinhamos tudo que é necessário para que a Sesau e Seagri continuem fazendo um trabalho em proteção a população de Alagoas. Nosso foco principal é tratar de zoonoses para que consigamos manter nossos rebanhos e populações saudáveis”, pontuou.
Presente na reunião, a secretária executiva de Políticas Agropecuárias e Agronegócio da Seagri, Aline Melo, destacou que o trabalho em conjunto com a Sesau desenvolverá políticas e ações de controle das zoonoses. “É fundamental esse trabalho entre os órgãos para que possamos desenvolver ações educativas não só para pessoas que trabalham na agropecuária, mas, com toda a nossa cadeia produtiva, que consomem alimentos. Portanto iremos realizar ações da melhor forma para proteger a população alagoana e os animais”, disse.
Veja também
Últimas notícias
Cabo Bebeto aponta falta de repasses do Estado a projeto da UFAL que acolhe animais vítimas de maus-tratos
Justiça de SP decreta interdição de FHC e nomeia filho como curador provisório
Vizinho é preso ao tentar beijo forçado de menor no Litoral Norte de Maceió
Dois suspeitos de crimes são mortos em confronto com policiais na Rota dos Milagres
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que não podem atuar
Grupo encapuzado mata homem e adolescente com tiros na cabeça em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
