Sesau e Seagri discutem estratégias de enfrentamento à Tuberculose Bovina
Reunião visa o monitoramento dos rebanhos e campanhas educativas para população geral

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) reuniu-se, nesta segunda-feira (1º), com representantes da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri), visando debater ações conjuntas de enfrentamento à Tuberculose Bovina, doença que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. O encontro aconteceu na Sala de Situação, na sede da Sesau, no bairro Jaraguá, em Maceió.
O encontro teve como objetivo alinhar estratégias que unam saúde pública e defesa agropecuária, fortalecendo o controle e a prevenção da Tuberculose Bovina no Estado. Entre os temas discutidos: o monitoramento dos rebanhos e campanhas educativas para a população geral.
O médico veterinário da Vigilância e Controle das Zoonoses da Sesau, Raffael Eufrásio, explicou que a integração entre saúde e agricultura é fundamental para proteger a população e, ao mesmo tempo, garantir a qualidade da produção agropecuária. “Hoje iniciamos o alinhamento de alguns pontos estratégicos para proteger a saúde da população e dos rebanhos diante da Tuberculose Bovina. Esse cuidado é fundamental para que possamos estar um passo à frente e evitarmos epidemias em Alagoas”, salientou.
Já o gerente do Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), Anderson Brandão, reforçou que o diálogo intersetorial fortalece a capacidade de resposta do Estado diante da Tuberculose Bovina. “Alinhamos tudo que é necessário para que a Sesau e Seagri continuem fazendo um trabalho em proteção a população de Alagoas. Nosso foco principal é tratar de zoonoses para que consigamos manter nossos rebanhos e populações saudáveis”, pontuou.
Presente na reunião, a secretária executiva de Políticas Agropecuárias e Agronegócio da Seagri, Aline Melo, destacou que o trabalho em conjunto com a Sesau desenvolverá políticas e ações de controle das zoonoses. “É fundamental esse trabalho entre os órgãos para que possamos desenvolver ações educativas não só para pessoas que trabalham na agropecuária, mas, com toda a nossa cadeia produtiva, que consomem alimentos. Portanto iremos realizar ações da melhor forma para proteger a população alagoana e os animais”, disse.
Veja também
Últimas notícias

Brasil anuncia US$ 1 bilhão para fundo de florestas tropicais

Van apreendida com 500kg de maconha já teria cruzado Alagoas pelo menos duas vezes

Suspeito de homicídio é localizado e preso em povoado de Piaçabuçu

Veículo roubado é recuperado pelo DMTT nas proximidades do Estádio Rei Pelé

Mulher é socorrida após ser baleada na rodovia AL-101 Sul, em Piaçabuçu

Hemoal faz coleta externa de sangue em Boca da Mata nesta quarta-feira (24)
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
