‘Submissão e bajulação’: Renan Filho critica bandeira dos EUA em ato bolsonarista em SP
Apoiadores do ex-presidente foram às ruas pedir o impeachment de Lula e Moraes e também anistia ao envolvidos no 8 de Janeiro
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), criticou o ato bolsonarista do último domingo (7), onde manifestantes ergueram uma bandeirão dos Estados Unidos durante o feriado da Independência do Brasil.
Na manifestação, aliados de Bolsonaro (PL) pediam o impeachment do presidente Lula (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os manifestantes pediam, ainda, anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente.
“Cedo ou tarde, a verdadeira preferência aparece. Hoje, vimos bolsonaristas estendendo a bandeira dos Estados Unidos na Avenida Paulista. Mas o Brasil soberano não pode aceitar esse gesto de submissão. É o retrato de um novo imperialismo disfarçado. Enquanto isso, o povo brasileiro assiste atônito a esse espetáculo vergonhoso em defesa da impunidade”, escreveu Renan nas redes sociais.
O ministro, que tem subido o tom nas últimas semanas contra membros do clã bolsonarista, definiu a manifestação como “bajulação estrangeira”.
“O que o Brasil espera do Estado Democrático de Direito não é bajulação estrangeira, mas sim justiça, verdade e defesa do governo do povo, pelo povo e para o povo”, disse.
O ato na Avenida Paulista reuniu 42,2 mil pessoas, segundo metodologia do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common, que usa inteligência artificial para analisar imagens aéreas da multidão capturadas por drones.
Segundo os manifestantes, a bandeira americana simboliza agradecimento e ao mesmo tempo um pedido de ajuda ao governo americano.
Últimas notícias
Teca Nelma reafirma pioneirismo ao lançar mais uma seleção pública para destinação de emendas
Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
Acompanhamento nutricional é essencial antes e depois da cirurgia bariátrica, diz especialista
Sesau AL passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
