‘Submissão e bajulação’: Renan Filho critica bandeira dos EUA em ato bolsonarista em SP
Apoiadores do ex-presidente foram às ruas pedir o impeachment de Lula e Moraes e também anistia ao envolvidos no 8 de Janeiro
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), criticou o ato bolsonarista do último domingo (7), onde manifestantes ergueram uma bandeirão dos Estados Unidos durante o feriado da Independência do Brasil.
Na manifestação, aliados de Bolsonaro (PL) pediam o impeachment do presidente Lula (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os manifestantes pediam, ainda, anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente.
“Cedo ou tarde, a verdadeira preferência aparece. Hoje, vimos bolsonaristas estendendo a bandeira dos Estados Unidos na Avenida Paulista. Mas o Brasil soberano não pode aceitar esse gesto de submissão. É o retrato de um novo imperialismo disfarçado. Enquanto isso, o povo brasileiro assiste atônito a esse espetáculo vergonhoso em defesa da impunidade”, escreveu Renan nas redes sociais.
O ministro, que tem subido o tom nas últimas semanas contra membros do clã bolsonarista, definiu a manifestação como “bajulação estrangeira”.
“O que o Brasil espera do Estado Democrático de Direito não é bajulação estrangeira, mas sim justiça, verdade e defesa do governo do povo, pelo povo e para o povo”, disse.
O ato na Avenida Paulista reuniu 42,2 mil pessoas, segundo metodologia do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common, que usa inteligência artificial para analisar imagens aéreas da multidão capturadas por drones.
Segundo os manifestantes, a bandeira americana simboliza agradecimento e ao mesmo tempo um pedido de ajuda ao governo americano.
Últimas notícias
Futuro das contas de Rui Palmeira será definido nesta quinta-feira
Polícia prende suspeito de tentativa de homicídio ligada ao tráfico de drogas em Santana do Ipanema
Major Izidoro realiza romaria de fé rumo a Juazeiro do Norte
Ronaldo Lessa aguarda decisão de Dantas para entrar na briga pelo Senado
Após surto de Miningite, Saúde realiza vacinação de bloqueio em diversos pontos de Maceió
Denúncia de tiros assusta moradores na Orla de Penedo durante a madrugada
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
