‘Submissão e bajulação’: Renan Filho critica bandeira dos EUA em ato bolsonarista em SP
Apoiadores do ex-presidente foram às ruas pedir o impeachment de Lula e Moraes e também anistia ao envolvidos no 8 de Janeiro
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), criticou o ato bolsonarista do último domingo (7), onde manifestantes ergueram uma bandeirão dos Estados Unidos durante o feriado da Independência do Brasil.
Na manifestação, aliados de Bolsonaro (PL) pediam o impeachment do presidente Lula (PT) e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os manifestantes pediam, ainda, anistia aos envolvidos no 8 de Janeiro, incluindo o ex-presidente.
“Cedo ou tarde, a verdadeira preferência aparece. Hoje, vimos bolsonaristas estendendo a bandeira dos Estados Unidos na Avenida Paulista. Mas o Brasil soberano não pode aceitar esse gesto de submissão. É o retrato de um novo imperialismo disfarçado. Enquanto isso, o povo brasileiro assiste atônito a esse espetáculo vergonhoso em defesa da impunidade”, escreveu Renan nas redes sociais.
O ministro, que tem subido o tom nas últimas semanas contra membros do clã bolsonarista, definiu a manifestação como “bajulação estrangeira”.
“O que o Brasil espera do Estado Democrático de Direito não é bajulação estrangeira, mas sim justiça, verdade e defesa do governo do povo, pelo povo e para o povo”, disse.
O ato na Avenida Paulista reuniu 42,2 mil pessoas, segundo metodologia do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common, que usa inteligência artificial para analisar imagens aéreas da multidão capturadas por drones.
Segundo os manifestantes, a bandeira americana simboliza agradecimento e ao mesmo tempo um pedido de ajuda ao governo americano.
Últimas notícias
Gonet também teve dados sigilosos violados na Receita Federal, diz STF
Trabalhador fica ferido após estrutura com placas solares desabar em posto de combustível
Moto furtada é recuperada em canavial de Colônia Leopoldina
Detalhes sobre o velório e o sepultamento de Edlúcio Nonato são divulgados
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
