Política

Renan promete barrar PEC da Blindagem e cobra punição a deputados petistas

O senador alagoano disse que a proposta é um tapa da cara da sociedade

Por Felipe Ferreira 18/09/2025 09h09 - Atualizado em 18/09/2025 09h09
Renan promete barrar PEC da Blindagem e cobra punição a deputados petistas
Renan Calheiros, senador por Alagoas - Foto: Secom Palmeira dos Índios

O senador Renan Calheiros (MDB) se colocou à disposição para atuar contra a tramitação da PEC da Blindagem, que aumenta a proteção judicial para deputados e senadores, aprovada pela Câmara e que deve chegar ao Senado nos próximos dias.

À GloboNews, Calheiros disse que vai trabalhar para impedir que o texto seja pautado.

“Nós vamos trabalhar para que não seja pautada essa matéria. Sendo pautada, nós vamos trabalhar para derrubá-la”, afirmou Renan.

O alagoano afirmou que a aprovação da PEC pode facilitar a chegada de “bandidos” no Congresso interessados na impunidade.

“Essa PEC é um retrocesso inominável, é um tapa na cara da sociedade. Nós vamos ter um sistema penal para o povo e um outro diferente para a casta política. Qualquer endinheirado do Brasil vai querer comprar um mandato no Congresso Nacional pela impunidade. É uma coisa inacreditável”, disse.

Presidente do MDB de Alagoas, o senador cobrou que o PT puna seus parlamentares que votaram pela aprovação da PEC, assim como o MDB fez em âmbito local.

“O MDB de Alagoas advertiu os dois deputados, Rafael Brito e Isnaldo Bulhões, porque votaram favoravelmente. Eu acho que o PT deveria fazer o mesmo, porque 12 deputados votaram favoravelmente. O estilo, o método dessa gente que está tentando aprovar a blindagem, nós já conhecemos. O surpreendente de tudo isso é que de uma forma ou de outra o governo acabe participando desse processo de chantagem”, falou.