Teca Nelma cobra transparência sobre mudanças na gestão da Fejal e futuro do Cesmac em Maceió
Para a parlamentar, a falta de clareza no processo tem gerado apreensão entre a comunidade acadêmica
Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a vereadora Teca Nelma (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar transparência sobre as recentes discussões em torno da gestão da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), mantenedora do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).
A polêmica surgiu após a sanção da Lei Delegada nº 12/2025, pelo prefeito de Maceió, JHC, que abriu espaço para especulações sobre um possível controle maior do Município sobre a instituição de ensino superior. Para a parlamentar, a falta de clareza no processo tem gerado apreensão entre a comunidade acadêmica, que não sabe o que esperar do futuro da instituição.
“Enquanto a gestão municipal fala em mudanças administrativas, a direção do Cesmac afirma que os impactos sobre a Fundação foram suspensos graças a ações próprias e do Ministério Público Estadual", comentou a vereadora.
Em seu discurso, Teca questionou a ausência de informações sobre pontos fundamentais, como a natureza jurídica da instituição, a cobrança de mensalidades e a forma de seleção dos professores. “Nossa juventude, nossos estudantes, precisam de respostas concretas e não de disputas políticas e versões desencontradas. O futuro da educação não pode ser conduzido na base da incerteza”, afirmou.
A parlamentar concluiu ressaltando que a gestão municipal deveria, antes de tudo, enfrentar os problemas da rede básica de ensino. “Enquanto a rede municipal sofre diariamente com escolas precárias e déficit de profissionais, a gestão prefere se envolver em disputas sobre o futuro de uma universidade consolidada. É um contrassenso que só aumenta a desconfiança da população”, finalizou.
Últimas notícias
Simulado de gerenciamento de crises mobiliza forças de segurança em Feira Grande
CPMI do INSS: Alfredo Gaspar denuncia blindagem para convocar envolvidos em roubo de aposentados e pensionistas
Homem é baleado e fica em estado grave após ataque próximo à UPA de Coruripe
Gleisi defende minirreforma ministerial para Lula “arrumar governo”
Leonardo Dias aprova Projeto de Lei que declara a Feirinha da Pajuçara patrimônio cultural de Maceió
Ônibus despenca em ribanceira e causa pânico entre passageiros em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas
Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher
Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
