Teca Nelma cobra transparência sobre mudanças na gestão da Fejal e futuro do Cesmac em Maceió
Para a parlamentar, a falta de clareza no processo tem gerado apreensão entre a comunidade acadêmica
Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a vereadora Teca Nelma (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar transparência sobre as recentes discussões em torno da gestão da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), mantenedora do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).
A polêmica surgiu após a sanção da Lei Delegada nº 12/2025, pelo prefeito de Maceió, JHC, que abriu espaço para especulações sobre um possível controle maior do Município sobre a instituição de ensino superior. Para a parlamentar, a falta de clareza no processo tem gerado apreensão entre a comunidade acadêmica, que não sabe o que esperar do futuro da instituição.
“Enquanto a gestão municipal fala em mudanças administrativas, a direção do Cesmac afirma que os impactos sobre a Fundação foram suspensos graças a ações próprias e do Ministério Público Estadual", comentou a vereadora.
Em seu discurso, Teca questionou a ausência de informações sobre pontos fundamentais, como a natureza jurídica da instituição, a cobrança de mensalidades e a forma de seleção dos professores. “Nossa juventude, nossos estudantes, precisam de respostas concretas e não de disputas políticas e versões desencontradas. O futuro da educação não pode ser conduzido na base da incerteza”, afirmou.
A parlamentar concluiu ressaltando que a gestão municipal deveria, antes de tudo, enfrentar os problemas da rede básica de ensino. “Enquanto a rede municipal sofre diariamente com escolas precárias e déficit de profissionais, a gestão prefere se envolver em disputas sobre o futuro de uma universidade consolidada. É um contrassenso que só aumenta a desconfiança da população”, finalizou.
Últimas notícias
Estudantes da rede estadual participam de maratona de inovação para mulheres
Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Marechal Deodoro receberá 950 unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, Minha Vida
Alcolumbre: É ofensivo insinuar que cargos resolvem aprovação de Messias
Motorista sofre AVC enquanto dirige e é salvo por policiais militares na BR-104
Papagaios Chauás serão transferidos para reserva ambiental do Rio Niquim
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
