Teca Nelma cobra transparência sobre mudanças na gestão da Fejal e futuro do Cesmac em Maceió
Para a parlamentar, a falta de clareza no processo tem gerado apreensão entre a comunidade acadêmica
Na sessão ordinária desta terça-feira (23), a vereadora Teca Nelma (PT) usou a tribuna da Câmara Municipal para cobrar transparência sobre as recentes discussões em torno da gestão da Fundação Educacional Jayme de Altavila (Fejal), mantenedora do Centro de Estudos Superiores de Maceió (Cesmac).
A polêmica surgiu após a sanção da Lei Delegada nº 12/2025, pelo prefeito de Maceió, JHC, que abriu espaço para especulações sobre um possível controle maior do Município sobre a instituição de ensino superior. Para a parlamentar, a falta de clareza no processo tem gerado apreensão entre a comunidade acadêmica, que não sabe o que esperar do futuro da instituição.
“Enquanto a gestão municipal fala em mudanças administrativas, a direção do Cesmac afirma que os impactos sobre a Fundação foram suspensos graças a ações próprias e do Ministério Público Estadual", comentou a vereadora.
Em seu discurso, Teca questionou a ausência de informações sobre pontos fundamentais, como a natureza jurídica da instituição, a cobrança de mensalidades e a forma de seleção dos professores. “Nossa juventude, nossos estudantes, precisam de respostas concretas e não de disputas políticas e versões desencontradas. O futuro da educação não pode ser conduzido na base da incerteza”, afirmou.
A parlamentar concluiu ressaltando que a gestão municipal deveria, antes de tudo, enfrentar os problemas da rede básica de ensino. “Enquanto a rede municipal sofre diariamente com escolas precárias e déficit de profissionais, a gestão prefere se envolver em disputas sobre o futuro de uma universidade consolidada. É um contrassenso que só aumenta a desconfiança da população”, finalizou.
Últimas notícias
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Irmão do goleiro Dida morre após passar mal enquanto praticava esporte em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
