Política

Rafael Brito cobra votação de projeto que cria política nacional de prevenção à violência em escolas

O texto prevê a criação de uma política estruturada para prevenir e mitigar riscos de violência dentro e no entorno das escolas

Por 7Segundos com Assessoria 25/09/2025 15h03
Rafael Brito cobra votação de projeto que cria política nacional de prevenção à violência em escolas
Deputado Rafael Brito discursa na Câmara e pede urgência na votação do projeto que cria política nacional contra a violência nas escolas - Foto: Assessoria

Nesta quinta-feira (25), mais um episódio de violência marcou a vida de estudantes brasileiros. Um tiroteio na porta da Escola Professor Luís Felipe, na cidade de Sobral (CE), deixou adolescentes mortos e uma comunidade escolar inteira abalada pelo medo. O ataque reacende a urgência de medidas concretas para proteger alunos e professores. Diante desse cenário, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) encaminhou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um requerimento para que o Projeto de Lei nº 5.669/2023, do qual é coautor, seja incluído imediatamente na ordem do dia do Plenário.

A proposta, relatada também por um alagoano, o deputado Daniel Barbosa (PP-AL), institui a Política Nacional de Prevenção e Combate à Violência em Âmbito Escolar (Prever). O texto prevê a criação de uma política estruturada para prevenir e mitigar riscos de violência dentro e no entorno das escolas, além de oferecer apoio às vítimas e às comunidades escolares em casos de incidentes com múltiplas vítimas.

“Até quando vamos viver essa escalada de violência? O Prever é um projeto criado por um grupo de trabalho de vários deputados e deputadas do Brasil, para que possamos combater a violência que, infelizmente, cada vez mais se aproxima das escolas do país inteiro. O crime bárbaro em Sobral é mais uma prova de que precisamos de uma resposta imediata. Vamos pressionar os deputados e deputadas para que esse projeto seja pautado o mais rápido possível”, reforçou Rafael Brito, que preside a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional.

A proposta destaca ainda a integração entre diferentes setores das políticas públicas, reforçando que a prevenção à violência escolar deve ser tratada como prioridade nacional, e estabelece mecanismos de capacitação para professores, gestores, famílias e estudantes. “Minha solidariedade às famílias e a toda a comunidade escolar de Sobral (CE). Precisamos, com urgência, de políticas públicas que protejam os nossos jovens e garantam paz nas escolas”, lamentou o deputado do MDB.