Rafael Brito cobra votação de projeto que cria política nacional de prevenção à violência em escolas
O texto prevê a criação de uma política estruturada para prevenir e mitigar riscos de violência dentro e no entorno das escolas
Nesta quinta-feira (25), mais um episódio de violência marcou a vida de estudantes brasileiros. Um tiroteio na porta da Escola Professor Luís Felipe, na cidade de Sobral (CE), deixou adolescentes mortos e uma comunidade escolar inteira abalada pelo medo. O ataque reacende a urgência de medidas concretas para proteger alunos e professores. Diante desse cenário, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) encaminhou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um requerimento para que o Projeto de Lei nº 5.669/2023, do qual é coautor, seja incluído imediatamente na ordem do dia do Plenário.
A proposta, relatada também por um alagoano, o deputado Daniel Barbosa (PP-AL), institui a Política Nacional de Prevenção e Combate à Violência em Âmbito Escolar (Prever). O texto prevê a criação de uma política estruturada para prevenir e mitigar riscos de violência dentro e no entorno das escolas, além de oferecer apoio às vítimas e às comunidades escolares em casos de incidentes com múltiplas vítimas.
“Até quando vamos viver essa escalada de violência? O Prever é um projeto criado por um grupo de trabalho de vários deputados e deputadas do Brasil, para que possamos combater a violência que, infelizmente, cada vez mais se aproxima das escolas do país inteiro. O crime bárbaro em Sobral é mais uma prova de que precisamos de uma resposta imediata. Vamos pressionar os deputados e deputadas para que esse projeto seja pautado o mais rápido possível”, reforçou Rafael Brito, que preside a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional.
A proposta destaca ainda a integração entre diferentes setores das políticas públicas, reforçando que a prevenção à violência escolar deve ser tratada como prioridade nacional, e estabelece mecanismos de capacitação para professores, gestores, famílias e estudantes. “Minha solidariedade às famílias e a toda a comunidade escolar de Sobral (CE). Precisamos, com urgência, de políticas públicas que protejam os nossos jovens e garantam paz nas escolas”, lamentou o deputado do MDB.
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
