Rafael Brito cobra votação de projeto que cria política nacional de prevenção à violência em escolas
O texto prevê a criação de uma política estruturada para prevenir e mitigar riscos de violência dentro e no entorno das escolas
Nesta quinta-feira (25), mais um episódio de violência marcou a vida de estudantes brasileiros. Um tiroteio na porta da Escola Professor Luís Felipe, na cidade de Sobral (CE), deixou adolescentes mortos e uma comunidade escolar inteira abalada pelo medo. O ataque reacende a urgência de medidas concretas para proteger alunos e professores. Diante desse cenário, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL) encaminhou à Mesa Diretora da Câmara dos Deputados um requerimento para que o Projeto de Lei nº 5.669/2023, do qual é coautor, seja incluído imediatamente na ordem do dia do Plenário.
A proposta, relatada também por um alagoano, o deputado Daniel Barbosa (PP-AL), institui a Política Nacional de Prevenção e Combate à Violência em Âmbito Escolar (Prever). O texto prevê a criação de uma política estruturada para prevenir e mitigar riscos de violência dentro e no entorno das escolas, além de oferecer apoio às vítimas e às comunidades escolares em casos de incidentes com múltiplas vítimas.
“Até quando vamos viver essa escalada de violência? O Prever é um projeto criado por um grupo de trabalho de vários deputados e deputadas do Brasil, para que possamos combater a violência que, infelizmente, cada vez mais se aproxima das escolas do país inteiro. O crime bárbaro em Sobral é mais uma prova de que precisamos de uma resposta imediata. Vamos pressionar os deputados e deputadas para que esse projeto seja pautado o mais rápido possível”, reforçou Rafael Brito, que preside a Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional.
A proposta destaca ainda a integração entre diferentes setores das políticas públicas, reforçando que a prevenção à violência escolar deve ser tratada como prioridade nacional, e estabelece mecanismos de capacitação para professores, gestores, famílias e estudantes. “Minha solidariedade às famílias e a toda a comunidade escolar de Sobral (CE). Precisamos, com urgência, de políticas públicas que protejam os nossos jovens e garantam paz nas escolas”, lamentou o deputado do MDB.
Últimas notícias
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Influenciadora revela fetiche por Papai Noel: 'Os barrigudos são de outro nível'
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
