Política

Teca Nelma rebate deputado e defende debate responsável sobre direitos LGBTQIAPN+

Vereadora rebateu os ataques na sessão desta quarta-feira (1º)

Por Assessoria 01/10/2025 16h04 - Atualizado em 01/10/2025 17h05
Teca Nelma rebate deputado e defende debate responsável sobre direitos LGBTQIAPN+
Vereadora Teca Nelma durante sessão na Câmara de Maceió - Foto: Assessoria

Na sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira (1º), a vereadora Teca Nelma (PT) rebateu os ataques feitos pelo deputado estadual Lelo Maia (União), que utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa para fazer ataques à vereadora. A fala ocorreu após a parlamentar promover uma reunião de enfrentamento ao projeto de lei, de autoria do vereador Leonardo Dias (PL), proibindo procedimentos de transição de gênero para menores de 18 anos.

Durante seu pronunciamento, Teca afirmou que o deputado realizou ataques irresponsáveis ao seu trabalho e chegou a pedir a prisão de quem defende os direitos da população LGBTQIAPN+. “Pena que o deputado não tenha comparecido à reunião, porque poderia aprender um pouco sobre defesa das crianças, adolescentes e direitos humanos. Aqui trabalhamos com diálogo, não com ameaças veladas”, afirmou a parlamentar.

A vereadora esclareceu, ainda, que o debate não se trata de “hormonização de crianças pequenas”, como, segundo ela, tenta propagar o deputado, mas sim de atendimento psicológico e psiquiátrico às pessoas trans. Ela afirmou destacou que, conjuntamente com entidades, apresentou emendas para adequar o projeto aos protocolos já estabelecidos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

“O que estamos tratando é garantir acompanhamento médico e psicológico dentro das regras já existentes, protegendo direitos sem preconceito. A gente está lutando para que o direito dessas pessoas não seja atacado. Mas é muito fácil causar terrorismo demagogo e em cima das crianças e adolescentes", comentou.

Teca também cobrou coerência do deputado ao dizer que defender crianças e adolescentes vai além do discurso. “Sabe como a gente cuida de crianças e adolescentes? Colocando-as no orçamento público, garantindo escolas de qualidade, merenda, transparência na educação. É assim que se faz política séria”, finalizou.