Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania
Iniciativa do Governo de Alagoas, em parceria com o ONU Habitat, será lançada no dia 6 de outubro, no Arte Pajuçara
Eles nasceram e cresceram em comunidades onde as oportunidades começaram a chegar nos últimos anos. Agora estão atrás das câmeras, escrevendo roteiros e dirigindo suas próprias produções — a convite do Governo de Alagoas. O que antes era um projeto de expressão da cidadania por meio da arte virou a chance de transformar talento em futuro.
O Filmaê será lançado oficialmente no dia 6 de outubro, às 20h, no Centro Cultural Arte Pajuçara, em Maceió, reunindo os jovens participantes, suas famílias e parceiros institucionais.
O projeto é uma iniciativa do Governo de Alagoas, através das Secretaria de Comunicação de Alagoas (Secom), em parceria com a Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

Para o ONU-Habitat, o Filmaê representa a força de uma política pública construída com continuidade. “É uma satisfação para o ONU-Habitat ver que uma iniciativa desenvolvida anteriormente com o Governo de Alagoas serviu de inspiração para o desdobramento de novas ações. O Filmaê nasce como continuidade do Digaê!, ampliando oportunidades de formação e profissionalização para as juventudes periféricas, valorizando seus talentos e abrindo novos caminhos de vida. Além disso, evidencia como a comunicação se torna mais potente quando realizada em parceria com os próprios beneficiários, aproximando governo e sociedade e fortalecendo a cidadania”, destaca Paula Zacarias, coordenadora do ONU-Habitat em Alagoas.
Ao todo, 24 jovens das comunidades foram selecionados entre os participantes do projeto Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, que foi promovido pelo Governo do Estado e o ONU-Habitat nas grotas de Maceió. Eles participaram de oficinas de direção, fotografia, produção, roteiro, edição e som direto. Divididos em quatro grupos, colocaram os aprendizados em prática e produziram peças publicitárias realizadas em suas próprias comunidades.
Para a diretora de produção Paula Amaral, que acompanhou o processo como instrutora, o impacto é nítido. “Na era digital, todo jovem é um pouco diretor, produtor ou fotógrafo. O Filmaê profissionaliza esse talento. Foi inspirador ver como eles ampliaram horizontes e perceberam que podem ocupar espaços no mercado”.
Os trabalhos apresentados foram desenvolvidos exclusivamente pelos jovens, que passaram a enxergar a comunicação como campo fértil de oportunidades e como ferramenta de transformação social.

Futuro
A secretária de Estado da Fazenda, Renata dos Santos, ressalta que apoiar iniciativas como o Filmaê é investir no futuro de Alagoas. “Quando criamos espaços de aprendizado e de vivência profissional, especialmente para quem vem das comunidades, não estamos apenas formando novos talentos. Estamos investindo em cidadania, autoestima e futuro”.
O Filmaê é um desdobramento do programa Digaê! – Juventudes, Comunicação e Cidade, que formou, entre 2022 e 2023, cerca de 80 jovens de 15 a 24 anos, moradores de 32 grotas de Maceió, em oficinas multimídia e eventos culturais sobre suas memórias, histórias e narrativas.
Inspirado nessa experiência, o Filmaê surge como continuidade, ampliando oportunidades de formação e profissionalização em comunicação pública para jovens de Alagoas.
Veja também
Últimas notícias

Rapper Hungria recebe alta de hospital em Brasília
Filmaê: jovens transformam comunicação pública em cidadania

Ministra Esther Dweck afirma que não haverá CNU em 2026

Condutor perde controle direcional do veículo e picape bate em residência em Campo Grande

Carro incendia na BR-101 no município de Colônia Leopoldina

Após acusação de estupro, artista Mamulengo das Alagoas posta vídeo em casa: 'não vou desistir'
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'
