Política

Lula é acusado de roubar projeto de deputado e Renan Filho sai em defesa do presidente

Kim Kataguiri disse, nas redes sociais, que Lula teria roubado seu projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de autoescolas no país

Por Felipe Ferreira 06/10/2025 13h01 - Atualizado em 06/10/2025 13h01
Lula é acusado de roubar projeto de deputado e Renan Filho sai em defesa do presidente
Renan Filho e Kim Kataguiri trocam farpas nas redes sociais - Foto: Montagem 7Segundos

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), comprou uma briga com o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil) após o parlamentar ter acusado, nas redes sociais, o presidente Lula (PT) de roubar seu projeto de lei.

Kim apresentou, em 2020, um projeto que prevê o fim da obrigatoriedade de autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A matéria é parecida com a ideia apresentada a Lula pelo ex-governador de Alagoas Renan Filho.

Renan rebateu as críticas dizendo que ter ideias são diferentes de colocá-las em prática.

“Roubo, Kim? Não se trata disso. Projetos podem ser apresentados, mas só viram realidade quando existe coragem e força política para tirá-los do papel. É isso que o Lula está fazendo”, disse o ministro.

Ainda em seu discurso, Renan Filho criticou a postura do parlamentar que costuma aparecer na mídia através de “lacração” nas redes sociais.

“Falar até papagaio fala. Lacrar na internet produz bem pouco. O que muda a vida do povo é ter coragem e força política para transformar ideias em realidade. É isso o que o Lula faz”, afirmou.