Teca Nelma se une a movimento nacional e propõe cardápio sustentável nas unidades públicas de Maceió
O projeto da parlamentar propõe oferecer refeições sustentáveis, com alimentos frescos, regionais, de base vegetal e sem ultraprocessados
Maceió pode ser a primeira capital do Nordeste a adotar um Programa de Cardápio Municipal Sustentável. A proposta foi protocolada pela vereadora Teca Nelma (PT), na Câmara Municipal, através de uma mobilização nacional coordenada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e pelo Movimento Comida Sustentável Brasil, que reúne parlamentares de diferentes cidades em torno de uma política pública que alia saúde, sustentabilidade e justiça social.
O projeto da parlamentar propõe oferecer refeições sustentáveis, com alimentos frescos, regionais, de base vegetal e sem ultraprocessados. Se aprovada, a medida será válida em hospitais, escolas, centros esportivos, abrigos, eventos e demais unidades de alimentação sob administração municipal.
“Comida de verdade é política pública. É saúde, é sustentabilidade e também é justiça social. Queremos garantir que Maceió avance para oferecer refeições nutritivas, de qualidade, valorizando a agricultura familiar e a produção local. É um passo importante para que nossa cidade seja exemplo de alimentação saudável e consciente”, afirma a vereadora.
De acordo com o texto proposto, pelo menos uma vez por semana, as unidades de alimentação da Prefeitura devem servir refeições preparadas com alimentos in natura ou minimamente processados, priorizando ingredientes de origem local e agroecológica. O projeto ainda incentiva o aproveitamento integral dos alimentos, o cultivo de hortas urbanas e escolares, a redução do desperdício e o resgate de receitas regionais e sazonais.
Comida Sustentável Brasil
A iniciativa faz parte do movimento nacional Comida Sustentável Brasil, apresentado à plataforma Brasil Participativo, do Governo Federal, como proposta oficial para a COP30, que acontecerá em Belém (PA), em 2025. Além de Maceió, capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Campo Grande, Palmas, Brasília e Belém também já aderiram ao “protocolaço”.
O projeto segue agora para tramitação na Câmara Municipal de Maceió. Quem quiser apoiar a proposta, pode votar através do link: svb.org.br/comida-sustentavel.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
