Teca Nelma se une a movimento nacional e propõe cardápio sustentável nas unidades públicas de Maceió
O projeto da parlamentar propõe oferecer refeições sustentáveis, com alimentos frescos, regionais, de base vegetal e sem ultraprocessados
Maceió pode ser a primeira capital do Nordeste a adotar um Programa de Cardápio Municipal Sustentável. A proposta foi protocolada pela vereadora Teca Nelma (PT), na Câmara Municipal, através de uma mobilização nacional coordenada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e pelo Movimento Comida Sustentável Brasil, que reúne parlamentares de diferentes cidades em torno de uma política pública que alia saúde, sustentabilidade e justiça social.
O projeto da parlamentar propõe oferecer refeições sustentáveis, com alimentos frescos, regionais, de base vegetal e sem ultraprocessados. Se aprovada, a medida será válida em hospitais, escolas, centros esportivos, abrigos, eventos e demais unidades de alimentação sob administração municipal.
“Comida de verdade é política pública. É saúde, é sustentabilidade e também é justiça social. Queremos garantir que Maceió avance para oferecer refeições nutritivas, de qualidade, valorizando a agricultura familiar e a produção local. É um passo importante para que nossa cidade seja exemplo de alimentação saudável e consciente”, afirma a vereadora.
De acordo com o texto proposto, pelo menos uma vez por semana, as unidades de alimentação da Prefeitura devem servir refeições preparadas com alimentos in natura ou minimamente processados, priorizando ingredientes de origem local e agroecológica. O projeto ainda incentiva o aproveitamento integral dos alimentos, o cultivo de hortas urbanas e escolares, a redução do desperdício e o resgate de receitas regionais e sazonais.
Comida Sustentável Brasil
A iniciativa faz parte do movimento nacional Comida Sustentável Brasil, apresentado à plataforma Brasil Participativo, do Governo Federal, como proposta oficial para a COP30, que acontecerá em Belém (PA), em 2025. Além de Maceió, capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Campo Grande, Palmas, Brasília e Belém também já aderiram ao “protocolaço”.
O projeto segue agora para tramitação na Câmara Municipal de Maceió. Quem quiser apoiar a proposta, pode votar através do link: svb.org.br/comida-sustentavel.
Veja também
Últimas notícias
Defesa de Vorcaro nega ‘com veemência’ negociar delação premiada
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Jovem fica ferido em acidente de moto no município de Maragogi
Mulher deixa sofá secando na porta e ele acaba levado por caminhão de lixo em Maceió
Brasil demonstra cautela diante do convite de Trump para integrar o Conselho de Paz de Gaza
Arapiraca abre Carnaval com 'Escolha do Rei, Rainha' e do melhor 'Estandarte do Folia' nesta sexta
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
