Teca Nelma se une a movimento nacional e propõe cardápio sustentável nas unidades públicas de Maceió
O projeto da parlamentar propõe oferecer refeições sustentáveis, com alimentos frescos, regionais, de base vegetal e sem ultraprocessados
Maceió pode ser a primeira capital do Nordeste a adotar um Programa de Cardápio Municipal Sustentável. A proposta foi protocolada pela vereadora Teca Nelma (PT), na Câmara Municipal, através de uma mobilização nacional coordenada pela Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) e pelo Movimento Comida Sustentável Brasil, que reúne parlamentares de diferentes cidades em torno de uma política pública que alia saúde, sustentabilidade e justiça social.
O projeto da parlamentar propõe oferecer refeições sustentáveis, com alimentos frescos, regionais, de base vegetal e sem ultraprocessados. Se aprovada, a medida será válida em hospitais, escolas, centros esportivos, abrigos, eventos e demais unidades de alimentação sob administração municipal.
“Comida de verdade é política pública. É saúde, é sustentabilidade e também é justiça social. Queremos garantir que Maceió avance para oferecer refeições nutritivas, de qualidade, valorizando a agricultura familiar e a produção local. É um passo importante para que nossa cidade seja exemplo de alimentação saudável e consciente”, afirma a vereadora.
De acordo com o texto proposto, pelo menos uma vez por semana, as unidades de alimentação da Prefeitura devem servir refeições preparadas com alimentos in natura ou minimamente processados, priorizando ingredientes de origem local e agroecológica. O projeto ainda incentiva o aproveitamento integral dos alimentos, o cultivo de hortas urbanas e escolares, a redução do desperdício e o resgate de receitas regionais e sazonais.
Comida Sustentável Brasil
A iniciativa faz parte do movimento nacional Comida Sustentável Brasil, apresentado à plataforma Brasil Participativo, do Governo Federal, como proposta oficial para a COP30, que acontecerá em Belém (PA), em 2025. Além de Maceió, capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Florianópolis, Campo Grande, Palmas, Brasília e Belém também já aderiram ao “protocolaço”.
O projeto segue agora para tramitação na Câmara Municipal de Maceió. Quem quiser apoiar a proposta, pode votar através do link: svb.org.br/comida-sustentavel.
Veja também
Últimas notícias
Palmeira dos Índios é única cidade de Alagoas a receber Prêmio de Inclusão Socioeconômica em Brasília
Penedo sedia encontro nacional dos Conselhos Municipais de Educação
Famílias de São Sebastião são beneficiadas com títulos de propriedade de imóveis
PL de Renan Calheiros avança no Senado com linha de crédito especial para produtores rurais endividados
Polícia desmancha depósito e apreende mais de 18kg de drogas no bairro São Luiz em Arapiraca
João Vicente explica escolha de Tino Marcos para novo projeto do Porta
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Mototaxista é assassinado a tiros em São Luís do Quitunde
