Prefeitura de Maceió instala lixeiras subterrâneas no conjunto Graciliano Ramos
Parte alta da capital também possui equipamento no Benedito Bentes
Maceió conta com mais uma lixeira subterrânea na parte alta da cidade. A Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb) liberou o funcionamento do equipamento, nesta sexta-feira (14), em uma das vias mais movimentadas do conjunto Graciliano Ramos, a avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes, próximo à praça Central do logradouro, no bairro Cidade Universitária. O equipamento também beneficia a população do Benedito Bentes, ao auxiliar no descarte correto de resíduos na região.
Como funciona
A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns utiliza o Sistema de Conteúdos Subterrâneos (SCS), sendo uma tecnologia amplamente utilizada na Europa e ainda incipiente no Brasil. Consiste no armazenamento de resíduos abaixo do nível do solo, tornando a cidade esteticamente mais bonita, sem lixeiras cheias, transbordando de lixo.

"Tudo o que vier para aperfeiçoar a limpeza urbana da capital será apresentado e ampliado por nós. A busca pelo trabalho excelente faz parte da gestão do Prefeito JHC e é isso que estamos fazendo, trazendo novas tecnologias que melhoram o dia a dia das pessoas e ainda contribui de forma significativa na manutenção da limpeza da cidade", disse o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
Além das lixeiras do Graciliano Ramos e do Benedito Bentes, a Alurb também é responsável pelas lixeiras instaladas na avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago; no calçadão da avenida Dr. Antônio Gouveia, na Pajuçara; e na avenida Silvio Viana, na Ponta Verde.

Conheça o funcionamento das lixeiras
O sistema é composto por quatro módulos:
- Caixa de concreto: é uma base para instalação dos demais equipamentos e garante a fixação entre o solo e os equipamentos que ficam localizados;
- Plataforma com elevação hidráulica: conjunto hidráulico que eleva os conteúdos construídos até o nível do solo, para sua remoção;
- Contentores de 1.000 litros: armazena os resíduos até que sejam encontrados;
- Bocas coletoras: fazem a interface entre o sistema de conteúdo de segmentos e o usuário.
Saiba onde as lixeiras foram instaladas:
Calçadão da orla lagunar - Avenida Senador Rui Palmeira - Vergel do Lago;
Calçadão da orla de Pajuçara - Avenida Dr. Antônio Gouveia (próximo à feirinha de artesanato) - Pajuçara;
Calçadão da orla de Ponta Verde - Avenida Sílvio Viana (próximo à banca de revista) - Ponta Verde;
Canteiro Central - Avenida Benedito Bentes (em frente ao Supermercado Preço Bom) - Benedito Bentes II;
Canteiro Central - Avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes - Conjunto Graciliano Ramos.
Veja também
Últimas notícias
Governo de AL divulga edital de R$ 3,76 milhões para quem deseja empreender
OPLIT recupera celular esquecido em veículo de aplicativo na Ponta Verde
Força-tarefa fiscaliza escolas da EJAI e verifica deficiências em Maceió
Colisão entre motocicletas deixa dois homens feridos em Arapiraca
"Salto pro extraordinário", dizia página de empresa de rope jump em Limeira
Prefeitura de Maragogi abre programação da Vila Junina da Gente neste sábado (13) com cultura, tradição e muito forró
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
