Prefeitura de Maceió instala lixeiras subterrâneas no conjunto Graciliano Ramos
Parte alta da capital também possui equipamento no Benedito Bentes
Maceió conta com mais uma lixeira subterrânea na parte alta da cidade. A Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb) liberou o funcionamento do equipamento, nesta sexta-feira (14), em uma das vias mais movimentadas do conjunto Graciliano Ramos, a avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes, próximo à praça Central do logradouro, no bairro Cidade Universitária. O equipamento também beneficia a população do Benedito Bentes, ao auxiliar no descarte correto de resíduos na região.
Como funciona
A coleta mecanizada de resíduos sólidos comuns utiliza o Sistema de Conteúdos Subterrâneos (SCS), sendo uma tecnologia amplamente utilizada na Europa e ainda incipiente no Brasil. Consiste no armazenamento de resíduos abaixo do nível do solo, tornando a cidade esteticamente mais bonita, sem lixeiras cheias, transbordando de lixo.

"Tudo o que vier para aperfeiçoar a limpeza urbana da capital será apresentado e ampliado por nós. A busca pelo trabalho excelente faz parte da gestão do Prefeito JHC e é isso que estamos fazendo, trazendo novas tecnologias que melhoram o dia a dia das pessoas e ainda contribui de forma significativa na manutenção da limpeza da cidade", disse o diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo.
Além das lixeiras do Graciliano Ramos e do Benedito Bentes, a Alurb também é responsável pelas lixeiras instaladas na avenida Senador Rui Palmeira, no Vergel do Lago; no calçadão da avenida Dr. Antônio Gouveia, na Pajuçara; e na avenida Silvio Viana, na Ponta Verde.

Conheça o funcionamento das lixeiras
O sistema é composto por quatro módulos:
- Caixa de concreto: é uma base para instalação dos demais equipamentos e garante a fixação entre o solo e os equipamentos que ficam localizados;
- Plataforma com elevação hidráulica: conjunto hidráulico que eleva os conteúdos construídos até o nível do solo, para sua remoção;
- Contentores de 1.000 litros: armazena os resíduos até que sejam encontrados;
- Bocas coletoras: fazem a interface entre o sistema de conteúdo de segmentos e o usuário.
Saiba onde as lixeiras foram instaladas:
Calçadão da orla lagunar - Avenida Senador Rui Palmeira - Vergel do Lago;
Calçadão da orla de Pajuçara - Avenida Dr. Antônio Gouveia (próximo à feirinha de artesanato) - Pajuçara;
Calçadão da orla de Ponta Verde - Avenida Sílvio Viana (próximo à banca de revista) - Ponta Verde;
Canteiro Central - Avenida Benedito Bentes (em frente ao Supermercado Preço Bom) - Benedito Bentes II;
Canteiro Central - Avenida Empresário Nelson Oliveira Menezes - Conjunto Graciliano Ramos.
Veja também
Últimas notícias
Ciclista que morreu após colisão com carro na AL-220 é identificado
Pai de aluno ameaça matar pessoas dentro de creche em Palmeira dos Índios
Agressor que fingiu ser vítima de espancamento é preso após quebrar carro
Acidente entre duas motos e carro deixa três feridos em Maceió
TRE-AL manda retirar dez posts de perfil empresarial por propaganda irregular
Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado no Benedito Bentes
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
