Rafael Brito reafirma compromisso com a educação antirracista e renova apoio ao Projeto Angola Janga
Ação que promove identidade e valorização da cultura afro-brasileira terá segunda etapa garantida
No Dia da Consciência Negra, data que reforça a importância da luta contra o racismo e da valorização da identidade e da história do povo negro no Brasil, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, reafirmou seu compromisso com a promoção de uma educação inclusiva e antirracista. Neste contexto simbólico, ele anunciou a renovação do apoio ao Projeto Angola Janga para o ano de 2026.
A iniciativa, desenvolvida pelo Centro de Formação e Inclusão Social Inaê, percorreu 13 escolas estaduais em 2025 com apoio de uma emenda parlamentar de Rafael Brito no valor de R$ 200 mil. O projeto tem como missão fortalecer a educação antirracista nas escolas públicas de Alagoas, ampliando o acesso ao conhecimento, às expressões culturais afro-brasileiras e ao debate sobre o enfrentamento ao racismo estrutural.
Ao lado dos estudantes da Escola Estadual Geraldo Melo, no Conjunto Graciliano Ramos, em Maceió — onde ocorreu a última ação do Angola Janga neste ano — Rafael Brito destacou a relevância de fortalecer esse debate justamente no mês da Consciência Negra.
“Iniciativas como Angola Janga contribuem para transformar a educação em um espaço de equidade, identidade e valorização cultural. E é acreditando no poder transformador desse projeto que renovo a parceria com Mãe Neide, incluindo o projeto no nosso orçamento de 2026. Fiquem certos de que teremos a segunda etapa do Angola Janga”, afirmou Rafael Brito.
As escolas contempladas nessa segunda etapa, também participarão de oficinas de gastronomia afro-brasileira, dança afro, penteados e turbantes, além de seminários de intercâmbio cultural, exibição de filmes do circuito Cine Oju Obá e culminâncias artísticas. As ações buscam formar estudantes e educadores mais conscientes, orgulhosos de sua ancestralidade e preparados para promover equidade dentro e fora da sala de aula.
A fundadora do Inaê e idealizadora do projeto, Mãe Neide, reforçou a importância de levar para as comunidades escolares o debate sobre racismo, preconceitos de gênero e desigualdades sociais.
“Passamos por 13 cidades e vimos desafios diversos. Encerrar a primeira etapa do Angola Janga na comunidade em que o projeto nasceu é uma enorme alegria. Agora, alunos e professores tornam-se multiplicadores de uma sociedade inclusiva e conhecedora da sua história. Contar com o apoio do deputado Rafael Brito nessa segunda etapa do projeto vai possibilitar a ampliação dessa transformação social”, declarou Mãe Neide.
Além do apoio financeiro garantido por meio de emenda parlamentar, o Projeto Angola Janga – Em Defesa da Equidade, por uma Educação Antirracista também conta com o apoio do Governo do Estado, reforçando o compromisso conjunto com a promoção da igualdade racial e da justiça social nas escolas de Alagoas.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
