Rafael Brito reafirma compromisso com a educação antirracista e renova apoio ao Projeto Angola Janga
Ação que promove identidade e valorização da cultura afro-brasileira terá segunda etapa garantida
No Dia da Consciência Negra, data que reforça a importância da luta contra o racismo e da valorização da identidade e da história do povo negro no Brasil, o deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), presidente da Frente Parlamentar Mista da Educação no Congresso Nacional, reafirmou seu compromisso com a promoção de uma educação inclusiva e antirracista. Neste contexto simbólico, ele anunciou a renovação do apoio ao Projeto Angola Janga para o ano de 2026.
A iniciativa, desenvolvida pelo Centro de Formação e Inclusão Social Inaê, percorreu 13 escolas estaduais em 2025 com apoio de uma emenda parlamentar de Rafael Brito no valor de R$ 200 mil. O projeto tem como missão fortalecer a educação antirracista nas escolas públicas de Alagoas, ampliando o acesso ao conhecimento, às expressões culturais afro-brasileiras e ao debate sobre o enfrentamento ao racismo estrutural.
Ao lado dos estudantes da Escola Estadual Geraldo Melo, no Conjunto Graciliano Ramos, em Maceió — onde ocorreu a última ação do Angola Janga neste ano — Rafael Brito destacou a relevância de fortalecer esse debate justamente no mês da Consciência Negra.
“Iniciativas como Angola Janga contribuem para transformar a educação em um espaço de equidade, identidade e valorização cultural. E é acreditando no poder transformador desse projeto que renovo a parceria com Mãe Neide, incluindo o projeto no nosso orçamento de 2026. Fiquem certos de que teremos a segunda etapa do Angola Janga”, afirmou Rafael Brito.
As escolas contempladas nessa segunda etapa, também participarão de oficinas de gastronomia afro-brasileira, dança afro, penteados e turbantes, além de seminários de intercâmbio cultural, exibição de filmes do circuito Cine Oju Obá e culminâncias artísticas. As ações buscam formar estudantes e educadores mais conscientes, orgulhosos de sua ancestralidade e preparados para promover equidade dentro e fora da sala de aula.
A fundadora do Inaê e idealizadora do projeto, Mãe Neide, reforçou a importância de levar para as comunidades escolares o debate sobre racismo, preconceitos de gênero e desigualdades sociais.
“Passamos por 13 cidades e vimos desafios diversos. Encerrar a primeira etapa do Angola Janga na comunidade em que o projeto nasceu é uma enorme alegria. Agora, alunos e professores tornam-se multiplicadores de uma sociedade inclusiva e conhecedora da sua história. Contar com o apoio do deputado Rafael Brito nessa segunda etapa do projeto vai possibilitar a ampliação dessa transformação social”, declarou Mãe Neide.
Além do apoio financeiro garantido por meio de emenda parlamentar, o Projeto Angola Janga – Em Defesa da Equidade, por uma Educação Antirracista também conta com o apoio do Governo do Estado, reforçando o compromisso conjunto com a promoção da igualdade racial e da justiça social nas escolas de Alagoas.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
