Intolerância religiosa: Estado cria delegacia e número de denúncias triplica em AL
Com nova estrutura, Governo amplia combate ao preconceito e transforma silêncio em denúncia
Desde a criação, em 2022, da Delegacia Especial dos Crimes contra Vulneráveis Yalorixá Tia Marcelina, a população passou a ter onde e a quem recorrer. O resultado é direto: as denúncias triplicaram em três anos, saltando de 9 em 2022 para 29 em 2024, segundo a Polícia Civil (PC/AL). Onde antes havia medo e desamparo, agora há confiança e acolhimento.
Antes da delegacia, esse tipo de crime raramente chegava aos registros oficiais, as vítimas sofriam caladas, por medo, vergonha ou desconhecimento. Ou seja, o aumento das denúncias de intolerância religiosa em Alagoas não é um sinal de agravamento é prova de que o Estado está presente.
_0092.jpg)
Por trás das estatísticas, há histórias como a de Mãe Nadja Cabral, Ekedy de Oxum, artesã e presidente da Undeke Alagoas. Negra, mãe solo e avó, Nadja enfrentou o preconceito dentro e fora de casa.
“Fui humilhada, agredida e excluída só por usar um turbante. Minha religião não é moeda de troca. Quem me ama precisa aceitar minha fé, meus turbantes e meu trabalho pelo meu povo”, desabafa.
DELEGACIA INAUGURADA NO PRIMEIRO ANO DA GESTÃO PAULO DANTAS
Instalada no Complexo de Delegacias Especializadas (CODE), em Mangabeiras, a unidade reúne uma equipe multidisciplinar — policiais, psicólogos e assistentes sociais — voltada à investigação e ao atendimento humanizado.
A delegacia se tornou referência no Nordeste no combate à intolerância religiosa, ao racismo, à homofobia e a outras formas de violência contra minorias.
02.jpg)
“Ela foi criada justamente para oferecer um espaço seguro, onde pessoas de religiões de matriz africana se sintam vistas e respeitadas. O aumento das denúncias mostra que há confiança no Estado e que as vítimas sabem que terão resposta”, afirma a delegada Rebeca Cordeiro.
O Governo agora amplia essa rede de proteção, articulando a Secretaria de Direitos Humanos, o Núcleo de Integridade da Informação e organizações da sociedade civil em novas ações de prevenção, educação e enfrentamento à desinformação religiosa — uma das principais fontes de preconceito no ambiente digital.
-23.jpg)
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, o Governo de Alagoas assumiu o compromisso de proteger todas as formas de fé e expressão religiosa. “A criação da Delegacia Yalorixá Tia Marcelina representa mais do que uma estrutura policial — é um símbolo de respeito, acolhimento e coragem para transformar o silêncio em denúncia. Cada registro feito é uma voz que se levanta contra o preconceito e reafirma que, em Alagoas, a intolerância não tem espaço”, disse.
A DOR QUE VIROU AÇÃO
Relatos como o de Nadja inspiram campanhas e formações promovidas pelo Governo de Alagoas em escolas, comunidades e órgãos públicos — reforçando que combater a intolerância é educar para o respeito.
-20.jpg)
O secretário de Direitos Humanos, Marcelo Nascimento, confirmou que a criação da delegacia é uma vitória para todas as pessoas de matriz africana e população negra em geral, pois os crimes são motivados por preconceito religioso, racial e desinformação. “A delegacia garante o direito à liberdade de crença, que é assegurado pela Constituição, além de oferecer um canal oficial para denúncias e acolhimento de vítimas, combatendo assim o preconceito cruel e construindo uma sociedade mais inclusiva”.
FÉ PROTEGIDA PELA LEI
A intolerância religiosa é crime, previsto na Lei nº 7.716/1989. O registro de ocorrência é essencial para que a Polícia Civil investigue e o Judiciário puna os responsáveis.
A Delegacia Yalorixá Tia Marcelina mantém canal permanente de denúncias e atendimento com sigilo e acolhimento garantidos.
SERVIÇO
Localização: Complexo de Delegacias Especializadas (CODE). Av. Comendador Gustavo Paiva, 1725 - Mangabeiras, Maceió - AL, 57031-530
Telefone: (82) 3315-8272
Expediente: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Delegada Titular: Rebecca Cordeiro
Últimas notícias
Prefis 2026 termina nesta sexta-feira após mais de 10 mil atendimentos em Maceió
André Mendonça manda soltar filho do "Careca do INSS"
Vinte escolas de Maceió recebem Selo Alfabetiza por avanços no Ideb 2025
Policial que matou colegas em Delmiro passará por perícia para apurar possível surto
Fachin tira Moraes da relatoria do inquérito das Fake News
Moradores do Jacintinho fecham via em protesto após morte de Amanda Rhuanny
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
