Maceió lidera com folga e Arapiraca, Murici, Pilar e Coruripe formam elite do ICMS 2026
Com a liderança absoluta, Maceió concentra quase um quinto de todo o ICMS distribuído no estado
Dados preliminares divulgados pela SEFAZ mostram concentração da arrecadação em cinco municípios que puxam a economia de Alagoas para o próximo ano
A Secretaria de Estado da Fazenda (SEFAZ) divulgou nesta sexta-feira (28) os Índices Preliminares de Participação dos Municípios (IPM) no ICMS para 2026. Os percentuais definem quanto cada prefeitura receberá do principal imposto estadual no próximo ano, conforme a Portaria nº 2.380/2025 publicada no Diário Oficial.
De acordo com o documento, cinco municípios concentram as maiores fatias da arrecadação e formam o núcleo econômico do estado:
• Maceió – 17,2806
• Arapiraca – 3,4810
• Murici – 3,1532
• Pilar – 2,8538
• Coruripe – 2,7394
Os índices refletem o desempenho econômico direto de cada município, medido principalmente pelo Valor Adicionado (VA) — indicador responsável por 65% da composição total e que representa as atividades industriais, comerciais e de serviços realizadas nas cidades.
Com a liderança absoluta, Maceió concentra quase um quinto de todo o ICMS distribuído no estado. Arapiraca mantém a segunda colocação como polo do Agreste, enquanto Murici, Pilar e Coruripe se consolidam entre as maiores arrecadações, impulsionadas por indústrias, cadeias produtivas e setores de grande impacto fiscal.
As prefeituras têm 30 dias para apresentar impugnações referentes ao cálculo do VA. Após a análise técnica, a SEFAZ publicará os índices definitivos que valerão para o exercício de 2026.
Últimas notícias
MPAL move ação contra Águas do Sertão e município de Porto Real do Colégio
MPAL e Grupo Gay de Maceió avançam na construção de projeto de acolhimento
Loja varejista Pernambucanas encerra atividades no Centro de Maceió
Dez são presos por violência contra mulher e estupro em Maceió e Região no fim de semana
Pix passa a ser rastreado em todos os bancos para evitar golpes a partir desta segunda
Alagoas vai sediar a primeira Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Nordeste de 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
