[Vídeo] Inauguração de Centro do Biota marca avanço na conservação marinha em AL
Estrutura reforça ações de resgate, reabilitação e formação de especialistas no litoral alagoano
Alagoas deu um passo histórico nesta quarta-feira (10) na proteção da vida marinha. O Instituto Biota de Conservação inaugurou a nova Sala de Treinamentos e concluiu toda a estrutura do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos (CRAM), que agora reúne, em um único espaço, atividades de resgate, reabilitação, pesquisa e educação ambiental.
A nova Sala de Treinamentos (Sala José Mendes) — batizada em homenagem ao pai de quatro colaboradores da ONG — amplia a capacidade do Biota para formar equipes, receber pesquisadores e promover treinamentos voltados à preservação da fauna marinha. O espaço permite realizar capacitações internas, visitas técnicas de universidades, reuniões de unidades de conservação e cursos voltados a órgãos públicos e empresas privadas.
“Com essa estrutura, conseguimos qualificar ainda mais nosso time, que recebe capacitações mensais, e oferecer um ambiente adequado para instituições que buscam aprender e colaborar com a conservação marinha”, destacou Bruno Stefanis, presidente do Biota.
Logo após a inauguração, começaram as oficinas para construção do Plano de Ação Estadual das Tartarugas Marinhas, que irá orientar as ações de proteção das espécies pelos próximos cinco anos. Serão três dias de atividades técnicas com a participação de 17 instituições, entre órgãos federais, estaduais, universidades, pesquisadores e organizações da sociedade civil. O objetivo é mapear ameaças, definir metas e traçar estratégias para proteger as espécies que desovam e utilizam o litoral alagoano.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semarh), sua atuação no processo é integrar saberes, reunir competências e garantir que o plano seja elaborado de forma colaborativa e transparente. “O Instituto Biota lidera a parte técnica, enquanto a Semarh coordena a gestão, o acompanhamento e, posteriormente, a publicação do plano”, explicou Eugênio Cavalcante, gerente de educação ambiental da Semarh.
Confira a reportagem completa:
Últimas notícias
Cibele Moura lamenta decisão do TJ e reafirma apoio aos estudantes da Uncisal
Justiça Federal manda suspender passeios turísticos irregulares em Maragogi
Judiciário ouve movimentos sociais e discute conflitos fundiários em Alagoas
Voo atrasado: conheça os direitos do passageiro e quando exigir reparação
Renan Filho reúne lideranças e inicia debates sobre plano de governo
Idoso de bicicleta fica ferido após ser atingido por motocicleta em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
