Saúde

Trabalhadores do Hospital Veredas voltam a protestar após seis meses sem salários

Ato ocorreu na manhã desta quarta-feira (28), no bairro do Farol, em Maceió

Por 7Segundos 28/01/2026 15h03
Trabalhadores do Hospital Veredas voltam a protestar após seis meses sem salários
Funcionários do Hospital Veredas realizaram protesto na manhã desta quarta-feira (28) - Foto: Divulgação

Trabalhadores do Hospital Veredas, localizado no bairro do Farol, em Maceió, realizaram um novo protesto na manhã desta quarta-feira (28) para cobrar o pagamento de salários atrasados. Segundo os profissionais, já são seis meses sem remuneração, além do não cumprimento de outros direitos trabalhistas.

A manifestação aconteceu em frente ao hospital e não houve interdição da Avenida Fernandes Lima. Os atrasos salariais, conforme relataram os funcionários, referem-se aos meses de abril, maio, outubro, novembro e dezembro, além do mês atual, que completa o sexto período sem pagamento. O grupo também cobra o pagamento do 13º salário e de férias atrasadas.

Participam do ato profissionais de diversas áreas, entre eles enfermeiros, técnicos de enfermagem, copeiras, funcionários da higienização, maqueiros, nutricionistas, assistentes sociais, trabalhadores da farmácia, setor administrativo, hotelaria, laboratório, banco de sangue e recepcionistas.

De acordo com a técnica de enfermagem Andréia Ferreira, apenas 30% dos trabalhadores aderiram à paralisação, enquanto 70% seguem atuando para manter o funcionamento da unidade. Ela classificou o protesto como um “grito de socorro” da categoria.

“Estamos pedindo mais uma vez que as autoridades e as secretarias de Saúde estadual e municipal olhem para essa situação. São salários atrasados, retroativos e férias não pagas. Estamos aguardando um posicionamento da direção, que disse que às 11h daria um comunicado, pois também espera uma resposta da Secretaria. A luta continua”, afirmou.

Os trabalhadores também anunciaram uma nova mobilização. Nesta quinta-feira (29), a partir das 8h, a concentração ocorrerá no Hospital Veredas, com saída prevista às 9h30 em direção à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O objetivo é cobrar explicações sobre os repasses financeiros ao hospital e exigir uma solução para o pagamento dos salários atrasados.

Em nota divulgada pelos profissionais, eles afirmam que não aceitam continuar trabalhando sem receber e reforçam que o movimento grevista seguirá até que haja uma resposta concreta das autoridades responsáveis.

Essa não é a primeira paralisação realizada pelos profissionais do Hospital Veredas. Segundo sindicatos da categoria, a administração da unidade não tem cumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no início do ano, mesmo após tentativas de negociação.