Politicando
Pesquisa que dava vantagem à prefeita da Barra de Santo Antônio é suspensa após pedido da oposição
O levantamento mostrava Lívia Carla com mais de 70% das intenções de votos
A Justiça Eleitoral mandou suspender a divulgação da mais recente pesquisa de intenções de voto na Barra de Santo Antônio, na Região Metropolitana de Maceió. O juiz eleitoral Kleber Borba Rocha, responsável pela decisão, acredita que o levantamento que mostra Lívia Carla (Republicanos) com amplo favoritismo possa causar danos ao processo eleitoral.
A decisão atende a um pedido da chapa oposicionista, encabeçada pela ex-prefeita e candidata Manu Moura (MDB), que alega fraudes no levantamento realizado pelo Instituto Inape.
A pesquisa em questão mostra que Lívia Carla, atualmente prefeita e candidata à reeleição, conta com 70,9% das intenções de voto. Já Manu Moura, candidata da oposição que pretende governar a cidade mais uma vez, aparece com 20,4% dos votos do eleitorado que foi ouvido pelo Inape.
Em sua decisão, o magistrado diz que vislumbra o perigo de dano “tendo em vista que a pesquisa eleitoral constitui instrumento capaz de induzir e convencer eleitores a definirem seu voto, sendo certo afirmar que, quando manipulada, pode levar a erro o eleitorado e beneficiar determinada candidatura, ocasiona grave lesão à legitimidade do pleito”.
Nas redes sociais, Manu Moura comemorou a suspensão da pesquisa e disse que o eleitorado merece uma eleição justa. “Aqui em Barra de Santo Antônio, não podemos permitir que manipulações como essa tirem do povo o direito de uma eleição justa. A verdade vencerá”, disse.
Veja também
Sobre o blog
O objetivo do blog é analisar a conjuntura política na capital e no interior de Alagoas.
Arquivos
Últimas notícias
STF conclui votação que proibe realização de aborto por enfermeiros
Servidores do Poder Executivo Estadual têm feriado prolongado na próxima semana
Prefeita Tia Júlia assina Ordem de Serviço para construção de Centro Educacional Infantil
Saiba quais são as unidades da rede estadual de saúde que ofertam serviços odontológicos
MEC permitirá uso das três últimas notas do Enem no Sisu 2026
