Prefeitura de Maragogi encerra atividades do lixão
Todo resíduo sólido gerado em Maragogi será destinado ao Aterro Sanitário do município de Rio Formoso, em Pernambuco

Em respeito à Política Nacional de Resíduos Sólidos, a Prefeitura de Maragogi decretou o encerramento do lixão do município, nesta quinta-feira (12). A solenidade foi marcada por visitas in loco ao lixão, localizado além do Conjunto Deda Paes, e na estação de transbordo, na fazenda Boa Vista, zona rural do município.
Através do consórcio público Portal Sul do Estado de Pernambuco, agora todo resíduo sólido gerado em Maragogi será destinado ao Aterro Sanitário do município de Rio Formoso, em Pernambuco. Conforme o convênio firmado, a prefeitura irá pagar um valor mensal de R$ 38.000,00 (trinta e oito mil reais), sem qualquer limite de peso.
Consórcio público para construção de aterros sanitários é uma alternativa sustentável e economicamente viável para a destinação do lixo. O Ministério do Meio Ambiente já orientou os gestores municipais nesse sentido, apresentando a experiência de vários municípios. Especialistas têm mostrado aos prefeitos experiências concretas de consórcios para resolver questões em comum entre vários municípios. O consórcio público facilita a gestão e reduz o custo, pois é mais viável ter um engenheiro para um grupo de municípios do que um para cada pequena cidade.
“Não existe possibilidade de ter um turismo sustentável e ambientalmente correto com lixão, ainda mais a céu aberto”, disse o prefeito Sérgio Lira. “Tomamos a iniciativa pioneira, diferente da região norte, que ainda não tem uma proposta em relação a isso, e fizemos esse contrato de um ano com o aterro de Rio Formoso. Levamos uma multa do IMA, apresentamos um projeto, modificamos, a pedido do órgão, e foi aprovado. Oficialmente, já devíamos ter fechado o lixão há poucos dias, mas só estamos encerrando hoje. Achamos essa maneira paliativa até que tenhamos nosso aterro sanitário em Porto Calvo. Vai demorar, mas temos um ano garantido de levar nosso lixo duas vezes ao dia para Rio Formoso.”
Destino dos catadores de lixo – Preocupada com o futuro desse grupo de trabalhadores que sobreviviam do antigo lixão, a Prefeitura de Maragogi, através da Secretaria do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, já se comprometeu em não desampará-los. “Temos uma responsabilidade social muito grande com esses onze trabalhadores. Não podemos deixa-los à deriva. A prefeitura efetivará contratos temporários com eles até a construção do galpão, onde será a cooperativa”, disse a secretária Márcia Fidelis.
O galpão será erguido na estação de transbordo, que é o ponto de transferência intermediária de resíduos que serão coletados no município, e posteriormente levados ao aterro de Rio Formoso. Foi criado em função da considerável distância entre a área de coleta e o local de destinação final.
Antigo lixão – Será feita a biorremediação, que é o processo pelo qual organismos vivos, como fungos, plantas, algas verdes ou suas enzimas são utilizados para reduzir ou remover – remediar – contaminações no ambiente.
Veja também
Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
