Cursos de mestre de obras e agricultura ajudam Cunha a reduzir 8 meses da pena
Aulas de língua, resenhas de livros e trabalho na cadeia levaram defesa a pedir semiaberto
O ex-deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ) conseguiu reduzir em oito meses sua pena com cursos à distância, trabalho dentro da penitenciária e resenhas de livros. Somando a remissão da pena aos quase dois anos que Cunha já passou na cadeia, a defesa entende que o ex-deputado já cumpriu um sexto dos 14 anos e seis meses de prisão estabelecidos pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), a segunda instância da Lava-Jato e, por isso, e pediu a progressão para o regime semiaberto.
Para conseguir o abatimento da pena, o ex-presidente da Câmara fez cursos de espanhol, de mestre de obras e de agricultura. Para comprovar o feito, os advogados apresentaram diplomas do Instituto Universal Brasileiro, especializado em ensino profissionalizante à distância. Em seu site na internet, a entidade oferece um curso de 400 horas de "Mestre de Obras e Edificações" por R$ 246, que podem ser parcelados e cobrem o custo de apostilas e aulas online — cada 12h de curso conta um dia a menos na pena.
O ex-deputado também trabalhou na penitenciária na área de serviços de manutenção e na entrega de quentinhas aos presos da ala onde ficam os réus da Lava-Jato. Entre os companheiros da carceragem estão Aldemir Bendine, ex-presidente da Petrobras e do Banco do Brasil; João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT; e o ex-deputado federal André Vargas.
Cunha também se dedicou à leitura de livros da biblioteca do presídio, na maioria clássicos da literatura. Desta lista, o ex-deputado escolheu, por exemplo, romances como "O estrangeiro", de Albert Camus; O Quarto Dourado, de Rebeca Kohn; além de obras de Moacyr Scliar, como "O exército de um homem só", "A festa no Castelo" e "Mês de Cães Danados". Após a leitura, o preso é obrigado a fazer uma resenha. Cada livro lido desconta dois dias na pena do sentenciado.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro recorre e pede que STF reconheça que ele 'desistiu' do golpe
Febraban endurece regras contra contas laranja e bets irregulares
Lula completa 80 anos e se torna o primeiro octogenário no cargo
Donos de clínica de reabilitação viram réus por crimes cometidos contra esteticista
Sine Maceió oferece 200 vagas Call Center para trabalho home office
Confira os campeões do 32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
