Saúde

Fiocruz confirma bactéria capaz de transmitir cólera em rio de Porto Calvo

Gene foi coletado no dia 28 de agosto no rio Comandatuba

Por 7Segundos 04/10/2018 07h07
Fiocruz confirma bactéria capaz de transmitir cólera em rio de Porto Calvo
Material foi colhido no rio Comandatuba, em Porto Calvo - Foto: 7Segundos

O laboratório Fiocruz confirmou nesta quarta-feira (3) que a amostra ambiental coletada no dia 28 de agosto de 2018, no rio Comandatuba, no município de Porto Calvo, na região norte de Alagoas, contém a bactéria Vibrio cholerae O1 Ogawa, potencialmente capaz de causar cólera em humanos. O resultado da análise foi publicado em uma nota técnica da Superintendência de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).

O laudo técnico atesta a presença de um gene de importância secundária na produção de toxina (HLY A). Segundo técnicos, somente a presença deste gene é suficiente para potencializar a transmissão da doença para o ser humano. O cólera é transmitido ao homem por meio de água infectada pela bactéria.

Significa dizer que as pessoas correm risco de contrair a doença somente ao ter o contato com a água do rio. A nota da Sesau, no entanto, informa que a presença do gene pode não ter relevância epidemiológica, mas isto somente ocorrerá se casos do cólera humano não tenham sido notificados, o que não se sabe até o momento.

O rio Comandatuba fica distante da rede de abastecimento de água da cidade. Portanto, há possibilidade mínima de a água do Comandatuba passar para o rio Tapamundé, onde fica a rede de abastecimento. A secretária municipal de Saúde Jeane Carvalho informou que o município distribui hipoclorito regularmente e faz análise semanal das águas da barragem, poços artesianos e em rios, feitas pela Vigilância Ambiental do Estado, contudo, a titular da pasta orienta que as pessoas evitem usar a água do Comanda.

Um encontro conjunto sobre as situações epidemiológicas, ambientais e sanitárias, já desencadeadas e levantadas vai ser marcada para entendimento das responsabilidades e assunção de compromissos por meio de TACs ´[Termos de Ajustamento de Condutas].

"As equipes de Vigilância Estadual, de forma integrada, em comum acordo, estão se organizando para desencadear as mesmas ações de vigilância, no município de Porto de Pedras, considerando que o mesmo, recebe contribuição do Rio Manguaba, que recebe contribuição do rio Comandatuba, onde foi encontrado o vibrião toxigênico, como prevenção, principalmente considerando ser o município, berçário do peixe boi e área turística de importância estadual", destaca a nota técnica.

De acordo com a nota, o último caso de cólera humana, confirmado laboratorialmente em Alagoas foi em 2001, no município de Teotônio Vilela. De 2001 até agora, nenhum caso novo foi confimado. Essa é a primeira vez que foi registrado em Porto Calvo.

Cólera
A cólera é uma infecção intestinal aguda, causada pela ingestão de água e comida contaminada. É causada pela bactéria do tipo vibrião denominada Vibrio cholerae (vibrião colérico). É uma doença conhecida na Índia há vários séculos de onde se disseminou para todas as partes do mundo com as grandes navegações. Na década de 1960 ocorreu uma pandemia que se propagou pela Ásia, África e Europa. No ano de 1991, no Brasil, a cólera reapareceu após um século sem casos da doença, acometendo primeiramente a população ribeirinha da Amazônia. Até o momento não há relato de transmissão de pessoa a pessoa.

Transmissão
A transmissão ocorre através da ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria. Indivíduos que não possuem sintomas, mas que possuem a bactéria no intestino podem transmiti-la através das fezes que podem atingir água utilizada para beber, cozinhar e lavar alimentos.