Defensoria Pública solicita suspensão do concurso público de Porto Calvo
Ação civil pública foi feita nesta quinta-feira
A Defensoria Pública do Estado protocolou , nesta quinta-feira, 29, uma ação civil pública contra a Prefeitura de Porto Calvo, solicitando que seja concedida a tutela de urgência, a fim de suspender o concurso municipal, previsto para acontecer no próximo domingo, 02, em razão do desrespeito às normas do edital do certame.
Na última terça-feira, a Comissão Permanente de Vestibular (Copeve), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que é responsável pela organização do concurso, divulgou os cartões de inscrição, onde constam os locais de aplicação das provas. Diferente do edital, onde estava previsto que as provas seriam realizadas na própria cidade e em municípios circunvizinhos, os candidatos a dois cargos de nível médio e dos cargos de nível superior foram surpreendidos com a informação que teriam que se deslocar até Maceió para fazer a prova, fato que gerou revolta.
Em resposta às reclamações, a Copeve divulgou nota afirmando que a escolha da capital se deve a questões de conforto, segurança e disponibilidade de transporte para os candidatos. Já a Prefeitura de Porto Calvo, afirmou que ofertaria transporte para parte dos candidatos.
De acordo com a defensora pública do município de Porto Calvo, Elaine Zelaquett, a imposição do local viola os princípios do instrumento convocatório, da legalidade, da isonomia, da publicidade e da transferência.
“O município de Maceió não pode ser considerado circunvizinho de Porto Calvo, o que se revela notório pela considerável distância entre os dois municípios, em torno de 100 km. É uma evidenciada afronta ao edital nº 01/2018 do concurso do município de Porto Calvo”, explica a defensora.
A defensora afirma, ainda, que o fato do Município informar que disponibilizará transporte para os municípios de Maragogi e Maceió, com número limitado de vagas, que não beneficiará a todos os candidatos, afronta o princípio da isonomia.
“Certamente o fornecimento de transporte ocasionará onerosidade aos cofres públicos, visto que o município terá que arcar com despesas de combustível e motoristas, além de não assegurar o transporte de todo e qualquer candidato que pretenda se utilizar do mesmo, em razão da limitação das vagas nos ônibus, violando nitidamente o princípio da isonomia”, acrescenta.
O processo tramita na 2ª Vara de Porto Calvo - Fórum de Porto Calvo e aguarda apreciação do judiciário.
A assessoria de comunicação informou que aguarda uma posição da justiça e que se a prova estiver mantida no domingo (2) a Prefeitura de Porto Calvo vai disponibilzar transporte para todos os interessados que procurar a gestão.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Cívil apura execução de jovem atingido por tiros no Antares
Lula e Flávio Bolsonaro empatam com 50% dos votos válidos, diz PoderData/Aya
Tesla apresenta carro que ‘voa’ e dirige de ponta-cabeça com tecnologia da SpaceX
Vaticano divulga primeiras imagens do papa desde a cirurgia
Homem que invadiu lanchonete e agrediu ex já responde por violência doméstica
TRE/AL esclarece que locais de votação são iguais aos do 1º turno das Eleições 2026
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
