Geral

Campanha estadual recolhe mais de 11 mil pneus nos municípios alagoanos

Campanha mobilizou todas as regiões do estado em combate aos focos do mosquito Aedes aegypti

Por Agência Alagoas 11/12/2018 11h11
Campanha estadual recolhe mais de 11 mil pneus nos municípios alagoanos
Campanha estadual recolhe mais de 11 mil pneus nos municípios alagoanos - Foto: Agência Alagoas

O Estado de Alagoas se uniu contra o mosquito Aedes aegypti ao longo desta primeira semana de dezembro. A quarta edição da campanha de recolhimento de pneus, realizada entre os dias 3 e 7, retirou dos municípios 11.915 pneus inservíveis.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) montou uma força-tarefa em parceria com a Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e prefeituras.

O "Dia D" da campanha de recolhimento de pneus ocorreu na sexta-feira (7) na Região Metropolitana e mobilizou as cidades de Pilar, Rio Largo, Marechal Deodoro, Satuba, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Maceió.

Os pneus coletados na Região Metropolitana foram encaminhados à Borracharia do Van, localizada no bairro da Chã da Jaqueira, em Maceió. A empresa Reciclanip, responsável pela destinação adequada dos pneus, irá fazer o recolhimento do material.

A campanha mobilizou todos os municípios alagoanos a realizarem a coleta de pneus nas ruas e em borracharias, armazenando em pontos estratégicos nas Centrais de Tratamento de Resíduos de Pilar (CTR de Pilar), do Agreste (CTR do Agreste), em Craíbas, e na Cigres, situada no município sertanejo de Olho D´Água das Flores. Os pneus foram coletados durante a campanha e serão destinados também à Reciclanip.

A gerente de Resíduos Sólidos da Semarh, Elaine Melo, destacou a importância da conscientização, considerada uma das maiores campanhas de mobilização, em Alagoas, contra o Aedes aegypti, causador de zika, dengue e chikungunya.

“É uma campanha intensa que mobiliza todos os municípios, incluindo comunidade e escolas, e traz inúmeros benefícios para a preservação do meio ambiente, além de atuar diretamente no combate à proliferação do mosquito”, explica.