Moradores de comunidades de Maragogi e Japaratinga sofrem com falta d?água
Problema no Alto da Jaqueira dura meses
Atualizado às 15h43 e depois às 19h13
A manhã chuvosa desta segunda-feira (7) trouxe alívio para os moradores do Alto da Jaqueira, no município de Japaratinga: com a água da chuva as pessoas puderam encher os recipientes, porque o liquido fornecido pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) não chega regularmente há três meses, segundo residentes. No conjunto Adélia Lira, em Maragogi, o problema é que o rodízio não vem cumprindo com o objetivo.
Os moradores da parte mais elevada do Alto da Jaqueira estão inconformados com o problema na comunidade. Para piorar a situação, os moradores dizem que há um cano estourado por trás da Igreja de Nossa Senhora do Carmo desperdiçando o liquido há uma semana na parte baixa da comunidade. Enquanto isso, as pessoas da parte alta sofrem há meses com a falta.
Os moradores do Alto da Jaqueira ficam torcendo para que cheguem os dias chuvosos para poder ter água em casa para poder tomar, banho, lavar pratos e fazer todos os serviços domésticos. São cerca de 20 moradias atingidas pela falta d′água e que já estão desacreditadas de uma solução por parte da Casal. O que mais revolta a população é que todo mês a conta chega às residências.
Os moradores do conjunto Adélia Lira, localidade também conhecida como “Grota” em Maragogi, a reclamação é por conta dos moradores da parte alta da comunidade. A Casal adota um rodízio de 24 horas na localidade, mas as pessoas da parte afirmam que o liquido só chega durante uma hora e que deveria ser de 24 horas.
O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) para responder os questionamentos e a empresa já apresentou respostas a quase todos os questionamentos:
*Resposta sobre Maragogi*:
A Companhia de Saneamento de Alagoas informa que a falta de água no conjunto Adélia Lira em Maragogi, ocorreu por conta do aumento da população nesse período de férias. Devido ao alto consumo na parte baixa, a água fica sem pressão para subir às residências da parte alta, por isso, não está acontecendo o abastecimento durante 24 horas. No final de janeiro, a Casal dará início à obra de perfuração de um poço em Barra Grande que beneficiará a população local e, consequentemente o conjunto Adélia Lira.
*Resposta sobre Japaratinga* - cano estourado:
O cano que se encontra estourado por trás da igreja Nossa Senhora do Carmo, em Japaratinga, já está sendo consertado. A Casal mandou uma equipe ao local e até o final da tarde de hoje o problema será resolvido.
*Sobre a deficiência no abastecimento dessa área de Japaratinga*, que atinge 20 residências, a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informa o seguinte: o grande número de visitantes na região aumentou o consumo de água na parte baixa, o que ocasionou a falta de pressão da rede, afetando a chegada do líquido para o Alto da Jaqueira. Mesmo assim, o único poço que existe na região está com uma vazão grande. Nesta terça-feira (8), a Casal vai enviar uma equipe ao local para buscar uma solução para o problema.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
