Fatalidade

Ônibus com funcionários da Vale foi encontrado soterrado em Brumadinho

Todos estavam mortos. Os bombeiros não informaram quantas pessoas foram achadas no veículos

Por Métropoles 26/01/2019 17h05
Ônibus com funcionários da Vale foi encontrado soterrado em Brumadinho
Todos estavam mortos. Os bombeiros não informaram quantas pessoas foram achadas no veículos - Foto: Reprodução

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais informou na manhã deste sábado (26/1) que um ônibus com funcionários da Vale foi encontrado na barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho.

A corporação não quis confirmar o número de pessoas que haviam no veículo, que estava soterrado, mas disse que todos os passageiros estavam sem vida.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, coronel Leão, as buscas por vítimas estão concentradas em quatro pontos: neste ônibus de funcionários encontrado soterrado, uma locomotiva, um prédio e a comunidade Parque da Cachoeira.

No último local pontuado, a corporação localizou 15 famílias ilhadas, após o rompimento da barragem. Equipes se deslocam para resgatar o grupo. A estimativa é que pelo menos 50 pessoas sejam salvas com vida.

A Organização das Nações Unidas (ONU) lamentou a tragédia com o rompimento da barragem da mineradora Vale, na cidade de Brumadinho (MG). Em nota, a instituição afirmou que as “perdas de vidas e os significativos danos ao meio ambiente e assentamentos humanos são incomensuráveis”.

O texto também diz que a ONU está à disposição para apoiar as ações das autoridades brasileiras na rápida remoção das vítimas e no estabelecimento de condições dignas aos eventuais desabrigados e à população atingida.

Desastre
A barragem Mina Feijão, em Brumadinho (MG), rompeu-se por volta das 13h dessa sexta (25/1). O vazamento de lama fez com que uma outra barragem da Vale, ao lado, transbordasse. O restaurante da companhia no local foi soterrado e o prédio administrativo também foi atingido.

A lama se espalhou pela cidade e moradores precisaram deixar as casas. Equipes de bombeiros e da Defesa Civil foram mobilizadas para a área e estão em busca de vítimas. Tanto o governo federal quanto o local montaram gabinetes de crise e deslocaram autoridades para a região.

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), sobrevoaram a localidade da tragédia neste sábado (26). A Prefeitura Municipal de Brumadinho chegou a pedir, por meio das redes sociais, que a população da cidade mantenha distância do Rio Paraopeba, um dos principais afluentes do Rio São Francisco.