Iphan planeja concluir restauração do Fortim Bass em março
Patrimônio será administrado pela Prefeitura de Porto Calvo
Técnicos do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) estiveram reunidos nesta quinta-feira (7) com o prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa (MDB) e afirmaram ao gestor que o órgão vai concluir a restauração do Fortim Bass no mês de março desse ano. A partir da conclusão, o patrimônio será entregue ao município.
A restauração do Fortim Bass iniciou no dia 19 de novembro de 2017 e teve a primeira etapa concluída no começo de maio do ano passado com a pesquisa e montagem da estrutura da fortificação. O trabalho foi feito pela Arqueolog Pesquisas. A última fase que inclui a plantação do gramado iniciou em janeiro de 2019 e será concluída em março.
O chefe de divisão técnica do Iphan, Sandro Gama, comentou sobre os trabalhos. “Informamos ao prefeito que a restauração será concluída em março desse ano e será repassa a gestão do patrimônio à prefeitura. A prefeitura vai cuidar da manutenção e da gestão do Fortim Bass. O Iphan vai continuar desenvolvendo projetos em parceria com a prefeitura para que haja um desenvolvimento econômico no local”, disse.
O prefeito de Porto Calvo disse que tomará todas as medidas necessárias. “Assim que for entregue à prefeitura vamos tomar todas as providências. Vamos cuidar com muito zelo desse importante patrimônio na nossa cidade”, afirmou.
No ano passado o superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloísio Barreto, informou que após todas as etapas serem concluídas vai reunir Prefeitura de Porto Calvo e Governo do Estado para viabilizar meios para a exploração turística da fortificação do período Holandês no Brasil.
O Fortim Bass
Segundo o estudo do Iphan, o reduto da Ilha do Guedes é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, no século 17.
No século XVII a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro.Em Porto Calvo, entre 1637 e 1645 , ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.
A revelação do fortim
A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015 durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que ocorreu na cidade de Penedo. O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas.A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Arqueolog Pesquisas.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
