Iphan rebate Loiola e nega abandono do Fortim Bass em Porto Calvo
Superintendente do Iphan disse ainda que a fortificação ainda está em obras
O superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional em Alagoas (Iphan/AL), Mário Aloísio Barreto, negou veementemente nesta quarta-feira (20) que o Fortim Bass, em Porto Calvo, na região Norte do estado, esteja abandonado. Em sessão na Assembleia Legislativa desta terça-feira (19), o deputado Inácio Loiola (PDT) denunciou que a fortificação está desarrimada.
Mário Aloísio Barreto disse que o Fortim Bass não está abandonado e ainda está obras. O forte começou a ser restaurado no dia 19 de novembro de 2017 e teve a primeira etapa concluída no começo de maio deste ano com a pesquisa e montagem da estrutura da fortificação. O trabalho foi feito pela Arqueolog Pesquisas.
O superintendente afirmou que a segunda etapa ainda vai iniciar em breve. “Ainda está em obras. Não tem nada abandonado. A segunda etapa vai começar em julho ou no mais tardar em agosto. Já foi feito o aditivo de mais de R$ 100 mil para a drenagem e replantação das gramas”, informou.
Em pronunciamento, Inácio Loiola também afirmou que o Iphan entregou o Fortim Bass à Prefeitura de Porto Calvo. Mário Aloísio Barreto também negou que o instituto tenha repassado as responsabilidades para o município. Ele disse que até o momento toda a fortificação está com a responsabilidade do Iphan.
O prefeito de Porto Calvo, David Pedrosa (MDB), também confirmou que a fortificação não foi repassada para a prefeitura. “Ainda está em obras e não foi entregue à prefeitura. O forte ainda está com a responsabilidade do Iphan e nada vai ser abandonado. Acredito que o deputado Inácio Loiola está muito mal informado”, disse.
O superintendente disse também que após todas as etapas serem concluídas vai reunir Prefeitura de Porto Calvo e Governo do Estado para viabilizar meios para a exploração turística da fortificação do período Holandês no Brasil. Mário Aloísio Barreto também afirmou que nos próximos dias virá a Porto Calvo para se reunir com o governo municipal para discutir a segunda etapa de restauração do fortim.
O Fortim Bass
Segundo o estudo do Iphan, o reduto da Ilha do Guedes é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, no século 17.
No século XVII a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro.Em Porto Calvo, entre 1637 e 1645 , ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.
Veja também
Últimas notícias
Arsal prorroga consulta pública sobre indenização de investimentos no saneamento
Obra emergencial de drenagem interdita via no Conjunto Murilópolis, na Serraria
Lula tem até esta quarta para promulgar dosimetria
Polícia prende homem que usou arma de fogo para obrigar cunhada a manter relação sexual
Maragogi realiza abertura da etapa regional dos Jogos Estudantis de Alagoas 2026
Operação da PF em AL investiga golpe que desviou R$ 50 mil de aposentadorias
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
