Projeto Samu nas Escolas abre 46 vagas para novos acadêmicos em 2019
Estudantes de Medicina, Enfermagem e Serviço Social podem se inscrever
Com atividades lúdicas, dinâmicas e dramatizações, o “Samu nas Escolas” tem conseguido conscientizar crianças e adolescentes sobre os prejuízos que os trotes causam ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas. Para reforçar a equipe de acadêmicos do projeto de extensão, executado em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), foram abertas 46 vagas para o ano de 2019, com o lançamento do edital 001/2019 da Faculdade de Medicina (Famed) da Ufal.
As inscrições tiveram início nesta sexta-feira (8) e prosseguem até o dia 13 de fevereiro. Podem concorrer às vagas os alunos de Enfermagem, Serviço Social e Medicina de faculdades e universidades de Maceió. As ações são desenvolvidas com crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares da capital alagoana.
De acordo com Goretti Bastos, assistente social do Samu Maceió, as atividades acontecem todas as sextas-feiras. Do total de vagas, 28 serão destinadas para o período da manhã e as outras 18 para o turno da tarde.
“Todo o processo será dividido em três etapas e, para isso, o candidato deve preencher o formulário de inscrição, passar por uma entrevista e apresentar um tema envolvendo casos de urgência e emergência. Após a seleção dos novos acadêmicos, eles passarão por uma capacitação em primeiros socorros”, explicou a assistente social.
Durante as atividades, as crianças aprendem o que fazer em situações de urgência como engasgos, quedas, choque elétrico, desmaios e queimaduras. Goretti Bastos ainda falou sobre a dinâmica utilizada pelo projeto junto às crianças.
“As turmas são divididas em estações com temas diferentes e as informações passadas para os alunos são de fácil assimilação. O propósito é que eles se tornem agentes multiplicadores desse conhecimento e possam orientar as famílias, vizinhos e colegas sobre quando ligar ou não para o 192, evitando passar trotes”, afirmou.
Para o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, esse projeto tem trazido resultados excelentes para a instituição, em relação à redução das chamadas falsas. “O Samu nas Escolas é o nosso projeto mais importante, voltado para educação e conscientização. Com as diversas ações desenvolvidas desde 2014, temos diminuído os trotes cada vez mais. Ano passado, o índice dessas ligações criminosas, somente para a Central do Samu Maceió, foi de 54%, mas esse número já chegou a passar dos 70%”, salientou, ao acrescentar que, em 2018, a Central do Samu Maceió recebeu 361.677 ligações para o número 192, sendo 195.366 trotes, o que totalizou 54% das chamadas.
Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no edital, acessando o link https://bit.ly/2TxkoJk, e a ficha de inscrição está disponível no endereço eletrônico https://bit.ly/2TCOMCg. Qualquer esclarecimento pode ser obtido através do e-mail [email protected].
Veja também
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
