Iphan adia data da entrega do Fortim Bass ao município de Porto Calvo
Adiamento foi a pedido do ministro Osmar Terra
O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) decidiu adiar o ato solene de entrega da administração do Fortim Bass à Prefeitura de Porto Calvo. O motivo de o evento não ocorrer mais no dia 22 de março é por conta de um pedido do ministro da Cidadania, Osmar Terra, não poder comparecer no dia que estava agendado. Uma nova data ainda vai ser definida para que o ministro possa marcar presença.
O Iphan informou ainda que assim que a nova data for marcada, toda a imprensa e população será avisada para o ato solene na Ilha do Guedes, em Porto Calvo, na região Norte de Alagoas. Para a solenidade às margens do rio Manguaba também são esperadas as presenças da presidente nacional do Iphan, Kátia Bógea; e do governador Renan Filho.
Historiadores, arqueólogos e estudiosos também estão sendo aguardados para o evento em Porto Calvo. O prefeito David Pedrosa vem enfatizando que o governo municipal cuidará com todo o zelo do patrimônio e que será feito um projeto será elaborado para que o local seja um ponto de atração turística.
A restauração do Fortim Bass iniciou no dia 19 de novembro de 2017 e teve a primeira etapa concluída no começo de maio do ano passado com a pesquisa e montagem da estrutura da fortificação. O trabalho foi feito pela Arqueolog Pesquisas. A última fase que inclui a plantação do gramado iniciou em janeiro de 2019 e será concluída agora em março, sendo entregue ao município na sexta-feira (22).
O superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloísio Barreto, informou que após todas as etapas serem concluídas vai reunir Prefeitura de Porto Calvo e Governo do Estado para viabilizar meios para a exploração turística da fortificação do período Holandês no Brasil.
O Fortim Bass
O Fortim Bass fica localizado na Ilha do Guedes, às margens do Rio Manguaba. Segundo o do Iphan, o reduto é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, no século 17.
No século XVII a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro.Em Porto Calvo, entre 1637 e 1645 , ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.
A revelação do fortim
A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015 durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que ocorreu na cidade de Penedo. O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas.A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Arqueolog Pesquisas.