Moro promete ampliação de banco de DNA de criminosos até fim do governo
Segundo ministro da Justiça, banco disponível hoje no Brasil é "modesto", com registro de 20 mil a 30 mil perfis; Nos EUA, são 12 milhões.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, disse neste sábado (20), por meio de sua conta no Twitter, que, até o final do mandato de Jair Bolsonaro, pretende completar o banco de dados de DNA de criminosos.
Moro afirmou que o banco de dados de DNA é uma das medidas mais importantes de seu projeto de lei anticrime, e que a coleta desse material não é invasiva.
Em seu post, Moro lembra que o banco de DNA já existente no Brasil ainda é “modesto”, reunindo de 20 mil a 30 mil perfis. No Reino Unido há cerca de 6 milhões, e nos Estados Unidos, 12 milhões.
“Diante de um crime, a polícia busca vestígios corporais no local (fio de cabelo, por exemplo), identifica o DNA e cruza com o banco de dados. Tem um potencial muito grande para melhorar as investigações, evitar erros judiciários e inibir a reincidência”, escreveu, em uma sequência de tuítes.
banco de dados de DNA funciona como uma central onde são cadastrados materiais genéticos coletados de criminosos condenados pela Justiça e obtidos em cenas de crimes.
De acordo com a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), hoje apenas cerca de 2% dos condenados por homicídio e estupro possuem material genético inserido nos bancos. A expectativa da entidade é que, com as mudanças indicadas no projeto de Moro, cerca de 90% dos casos de homicídios e estupros sejam resolvidos.
“O importante agora é integrar todos os estados e viabilizar a coleta de condenados. Hoje, a lei determina a coleta de perfil genético dos condenados por crimes hediondos e violentos contra a vida. Na proposta, isso acaba se estendendo para todos os condenados por crimes dolosos”, explicou à Agência Brasil o presidente da APCF, Marcos de Almeida Camargo.
Veja também
Últimas notícias
Porto de Pedras se prepara para mais uma grande edição do Festival do Coco
Dantas envia projeto à ALE para elevar limite de crédito suplementar de 20% para 30%
Prefeitura de Palmeira dos Índios inicia preparativos para o Natal de Luz 2025
Programa do Leite em Penedo ganha novos equipamentos
Prefeitura de Palmeira realiza entrega de 167 kits de fardamento para agentes de saúde
Primeiro navio da temporada 25/26 de cruzeiros chega a Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
