Porto Calvo se prepara para administrar forte do Período Holandês
Cerimônia ocorre nesta quarta-feira
A Prefeitura de Porto Calvo passará a administrar um forte do Período Holandês no Brasil. O Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) entregará a administração da riqueza patrimonial ao governo municipal durante uma cerimônia a ser realizada às 15h da tarde desta quarta-feira (15). O Fortim Bass é o único exemplar de fortificação de terra, do século 17, que chegou íntegro aos dias atuais, pois se encontrava soterrado, ressurgindo através de pesquisa arqueológica.
O evento marcado na Ilha do Guedes contará com a presença da presidente nacional do Iphan, Kátia Bógea. Autoridades estaduais e municipais também estarão presentes. O prefeito David Pedrosa vai receber as pessoas na Praça do Marco Zero, na Rua do Varadouro.
O ato solene na Ilha do Guedes é um dos mais aguardados dos últimos anos em Alagoas. O forte fica localizado às margens do rio Manguaba. O Iphan também mostrará na solenidade o projeto futuro do Parque de Visitação Arqueológica e de como será feita a exploração turística do local que contará com ponte, mirante e restaurante.
Historiadores, arqueólogos e estudiosos também estão sendo aguardados para o evento em Porto Calvo. O prefeito David Pedrosa vem enfatizando que o governo municipal cuidará com todo o zelo do patrimônio histórico e que o local será um ponto de atração turística.
A restauração do Fortim Bass iniciou no dia 19 de novembro de 2017 e teve a primeira etapa concluída no começo de maio do ano passado com a pesquisa e montagem da estrutura da fortificação. O trabalho foi feito pela Arqueolog Pesquisas. A última fase que inclui a plantação do gramado iniciou em janeiro de 2019 e será concluída agora em maio, sendo entregue ao município nesta quarta-feira (15).
O superintendente do Iphan em Alagoas, Mario Aloísio Barreto, informou que após todas as etapas serem concluídas vai reunir Prefeitura de Porto Calvo e Governo do Estado para viabilizar meios para a exploração turística da fortificação do período Holandês no Brasil.
O Fortim Bass
O Fortim Bass fica localizado na Ilha do Guedes, às margens do Rio Manguaba. De acordo com o Iphan, o reduto é um provável acampamento de Johannes Lichthard, um almirante neerlandês a serviço da Companhia Holandesa das Índias Ocidentais, no século 17.
No século 17 a região foi cenário de movimentações de tropas, de batalhas e de fortificações durante o embate travado entre holandeses e ibéricos pelo território brasileiro. Em Porto Calvo, entre 1637 e 1645 , ocorreram cercos e batalhas que alternaram a sua posse, até que a campanha conduzida pelo conde Maurício de Nassau, após batalha decisiva, o conquistou, expulsando as tropas ibero-brasileiras para a Bahia.
A revelação do fortim
A revelação do fortim em terra em Porto Calvo ocorreu em março de 2015 durante o 1º Fórum de Arqueologia em Alagoas Período Ibérico/Holandês, que ocorreu na cidade de Penedo. O estudo realizado pelo Iphan iniciou em 2013 e os arqueólogos fizeram diversas visitas ao histórico município do Litoral Norte de Alagoas. A pesquisa contou também com a parceria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e da Arqueolog Pesquisas.
Veja também
Últimas notícias
Seis candidatos disputam vaga na lista tríplice para procurador-geral do MPAL
EUA retiram sanções a Moraes e dizem que medidas eram “inconsistentes”
Ufal abre chamada pública para ocupação de quiosques e espaços
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
