Renan Filho diz que Estado vai construir Aeroporto de Maragogi com recursos próprios
Obra aguardada há quase duas décadas vai alavancar o turismo no Litoral Norte

O governador Renan Filho (MDB) garantiu nesta terça-feira (18), durante reunião com o trade turístico alagoano, a construção do aeroporto de Maragogi, no Litoral Norte do Estado. A obra deverá ser construída com recursos próprios do Governo de Alagoas, depois de uma espera de quase 20 anos. O anúncio foi feito durante a solenidade de assinatura dos termos de fomento a três instituições voltadas ao incremento da atividade turística.
“Nós temos muitas coisas a fazer e estamos tocando alguns projetos especiais no novo Governo. Eu queria comunicar aqui em primeira mão que eu tomei a decisão de construir o aeroporto de Maragogi com recursos próprios de Alagoas. Toda vez que o Governo de Alagoas esperou pelo Governo Federal, o recurso não veio, como no esgotamento sanitário ou na duplicação da AL-220 para Arapiraca. Para a duplicação da AL-101 Norte, conseguimos um pedaço por emenda parlamentar, mas obra grande não se faz por emenda. Obra grande, estruturante, ou se faz com recurso do Estado ou o Governo Federal faz se estiver em um bom momento”, explicou Renan Filho.
De acordo com o governador, o Estado tem mantido contato com dirigentes de companhias aéreas brasileiras e a aprovação do projeto de construção de um aeroporto no município de Maragogi tem sido consenso.
“A cidade de Maragogi é a primeira em capacidade para receber aeroportos regionais, porque talvez seja a cidade sem aeroporto que mais recebe turistas no Brasil. Eu estive com o presidente da Gol, o secretário [do Desenvolvimento Econômico e Turismo] Rafael Brito esteve com o presidente da Azul e estamos conversando com os dirigentes de todas as companhias aéreas. Todas querem levar voos diretos para Maragogi. Não houve uma única rejeição. Falamos sobre a situação fiscal do Estado, sobre segurança pública, e todos sugeriram construir um aeroporto com pista boa e segura. O resto - hangar, equipamentos - é característico da região. Quando o turista pousar em Maragogi, ele vai querer colocar os pés na areia, não ficar no aeroporto. Então, essa é uma decisão muito importante. Quem opera com o turismo em Maceió, fortaleça os investimentos em Maragogi, porque vai explodir”, antecipou.
Nova área
O secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, explicou que também já foi selecionada uma nova área para a construção do aeroporto, evitando impasse com o Estado de Pernambuco sobre sua localização. Os estudos sobre a viabilidade da área já foram concluídos e enviados para homologação da Infraero.
“Em função do impasse sobre a área anteriormente prevista para construção do aeroporto de Maragogi, já próxima à divisa e de alguns assentamentos do Incra, resolvemos partir para outra área que não demandaria muito tempo para iniciar o processo de construção. Alguns técnicos já visitaram a nova área e fizemos o levantamento topográfico. Estamos nas tratativas para oficializar essa iniciativa à Infraero e demais órgãos competentes para que essa área seja homologada da forma mais rápida possível. É uma área totalmente viável, muito mais próxima da cidade”, informou o secretário.
“A partir de agora, vamos entrar em contagem regressiva para que possamos ter o projeto concluído no mais breve espaço de tempo, assim como o estudo de viabilidade. Então vamos licitar essa obra para que possamos iniciar o aeroporto de Maragogi, tão esperado pela população do Litoral Norte. Os recursos não serão mais os recursos federais em função da própria burocracia e pela urgência que o caso requer. O governador Renan Filho decidiu que os recursos serão próprios do Estado e isso facilita bastante o nosso intuito de fazer esse aeroporto e entregá-lo o quanto antes”, disse Mosart Amaral.
Veja também
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
