Quase metade de presos mortos em Altamira aguardava julgamento
Dos 62 mortos, 25 detentos ainda aguardavam julgamento.

Ao menos 25 dos 58 presos vítimas de um massacre dentro de um presídio em Altamira (PA), na última segunda-feira (29), eram provisórios, ou seja, ainda não haviam sido submetidos a julgamento. Outros 26 eram condenados, e sete tinham condenação e também processos nos quais ainda não haviam sido julgados.
O levantamento foi feito pelo portal G1 com base no sistema de Justiça do Pará e confirmados pelo governo do Estado.
Dois dias após o massacre no presídio, outros quatro presos foram estrangulados durante a transferência em um caminhão-cela. Um deles era provisório, um era condenado e dois tinham condenação e, ao mesmo tempo, também não tinham sido julgados em outros casos.
Os mortos tinham idades entre 18 e 52 anos; a maior parte respondia por crimes de tráfico de drogas, homicídio e associação criminosa. Dos 62 mortos, 50 eram do estado do Pará, e 12, de outros estados.
No Pará, segundo a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), há 48 unidades penitenciárias com capacidade para 9.934 presos. A população carcerária é de 17.855 presos, 42,93% deles, provisórios.
O massacre teria sido causado por confronto entre facções criminosas dentro do presídio de Altamira. Na segunda (29), líderes do Comando Classe A (CCA) incendiaram a cela onde estavam detentos do Comando Vermelho (CV). Conforme a Susipe, 41 morreram asfixiados e 16 foram decapitados. Na terça, mais um corpo foi encontrado carbonizado nos escombros do prédio.
Após o massacre, o governo estadual determinou a transferência imediata de dez presos para o regime federal, e outros 36, para outros presídios paraenses.
Na ocasião dos ataques, o presídio em Altamira continha 308 custodiados no regime fechado. De acordo com a Susipe, a capacidade máxima da unidade é de 208 internos.
Últimas notícias

Contribuintes com IPVA em atraso podem aderir a condições especiais de regularização

Polícia Civil prende suspeito de estuprar criança por sete anos em Viçosa

PR apreende 162 Kg de cocaína escondida em caixão de carro de funerária no MS

Polícia Civil prende suspeito de matar e esconder corpo no bairro Santa Lúcia

Paulo Dantas entrega 9ª unidade da Escola do Coração em Feira Grande

Jomart Atacarejo inicia programação junina com shows, quadrilhas e apresentações culturais gratuitas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
