?Paripueira e Barra de Santo Antônio não podem aprovar novos loteamentos
Decisão leva em conta necessidade de elaboração e aprovação dos Planos Diretores dos dois municípios

Os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio estão proibidos de aprovar novos loteamentos sem que antes sejam elaborados e aprovados os Planos Diretores das duas cidades. Em caso de descumprimento, os entes públicos poderão pagar multa no valor de R$ 100 mil. A decisão é do juiz André Luís Parizio, titular de Paripueira.
O pedido foi feito pelo Ministério Público de Alagoas. Segundo o órgão, as duas cidades estão em fase de desenvolvimento, com expansão comercial e exploração na área de edificações. Contudo, Paripueira e Barra de Santo Antônio ainda não dispõem de Plano Diretor, o que pode prejudicar o crescimento ordenado, os moradores e o meio ambiente.
Para o juiz, o Plano Diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo que sua ausência traz reflexos no equilíbrio do meio ambiente.
“O crescimento desordenado da cidade não é sinônimo de desenvolvimento, ao revés, tem o condão de gerar conflitos entre os municípios e desequilibrar a necessária organização urbana”, afirmou o magistrado, em decisão proferida na última sexta (9).
Segundo o juiz, o surgimento crescente de novos loteamentos pode gerar uma desordenação irreversível nas cidades. André Parizio proibiu a aprovação de novos parcelamentos de solo (loteamentos e/ou desmembramentos), mesmo que para fins de interesse social/habitacional.
O magistrado designou audiência de conciliação com as partes para o dia 28 de agosto, a partir das 11h30. “Caso os municípios apresentem medidas concretas e efetivas com vistas à elaboração do Plano Diretor, os efeitos da decisão poderão ser revistos, total ou parcialmente”, explicou.
Veja também
Últimas notícias

Prefeitura de Lagoa da Canoa entrega mais de 20 toneladas de pescado na Semana Santa

Colisão entre carro e moto deixa duas mulheres feridas na AL-115, em Igaci

Homem é assassinado a tiros nas imediações da Ladeira da Moenda, em Maceió

Polícia Civil apura homicídio nas proximidades do CT do CRB; vítima não foi identificada

Na contramão do país, Alagoas reduz número de pessoas em situação de rua no 1⁰ trimestre de 2025

Ex-senador preso por estuprar a filha vai para prisão domiciliar
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
