?Paripueira e Barra de Santo Antônio não podem aprovar novos loteamentos
Decisão leva em conta necessidade de elaboração e aprovação dos Planos Diretores dos dois municípios
Os municípios de Paripueira e Barra de Santo Antônio estão proibidos de aprovar novos loteamentos sem que antes sejam elaborados e aprovados os Planos Diretores das duas cidades. Em caso de descumprimento, os entes públicos poderão pagar multa no valor de R$ 100 mil. A decisão é do juiz André Luís Parizio, titular de Paripueira.
O pedido foi feito pelo Ministério Público de Alagoas. Segundo o órgão, as duas cidades estão em fase de desenvolvimento, com expansão comercial e exploração na área de edificações. Contudo, Paripueira e Barra de Santo Antônio ainda não dispõem de Plano Diretor, o que pode prejudicar o crescimento ordenado, os moradores e o meio ambiente.
Para o juiz, o Plano Diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento e expansão urbana, sendo que sua ausência traz reflexos no equilíbrio do meio ambiente.
“O crescimento desordenado da cidade não é sinônimo de desenvolvimento, ao revés, tem o condão de gerar conflitos entre os municípios e desequilibrar a necessária organização urbana”, afirmou o magistrado, em decisão proferida na última sexta (9).
Segundo o juiz, o surgimento crescente de novos loteamentos pode gerar uma desordenação irreversível nas cidades. André Parizio proibiu a aprovação de novos parcelamentos de solo (loteamentos e/ou desmembramentos), mesmo que para fins de interesse social/habitacional.
O magistrado designou audiência de conciliação com as partes para o dia 28 de agosto, a partir das 11h30. “Caso os municípios apresentem medidas concretas e efetivas com vistas à elaboração do Plano Diretor, os efeitos da decisão poderão ser revistos, total ou parcialmente”, explicou.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
[Vídeo] LiteraCOC transforma alunos em autores e fortalece o protagonismo infantil no Colégio COC Arapiraca
Balanço da PM em Penedo inclui Patrulha Maria da Penha, acidentes e blitz de trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
