Geral

Caramujos africanos infestam São Miguel dos Milagres

Espécie invadiu o “Barreiro do Draga” e o antigo lixão

Por Maurício Silva 29/08/2019 14h02
Caramujos africanos infestam São Miguel dos Milagres
Caramujos africanos infestam São Miguel dos Milagres - Foto: Cortesia ao 7Segundos

Uma verdadeira praga invadiu a turística cidade de São Miguel dos Milagres: incontáveis caramujos africanos estão tomando conta da localidade conhecida como “Barreiro do Draga”, e no antigo lixão, localizados no povoado Porto da Rua. O número da espécie do caracol é cada vez maior e se multiplica a cada dia.

O avanço do molusco na cidade litorânea tem preocupado os moradores da cidade região Norte de Alagoas. A população está fazendo mutirões para tentar combater a praga que está até prejudicando até uma grande plantação de mamão no município turístico.

A preocupação dos moradores cresce a cada dia na cidade e o caracol está se concentrando em regiões de mata e em margens de rios. O medo da população é que o caramujo se aproxime do reservatório de água que abastece o município e também que o molusco chegue às áreas urbanas do povoado.

Os próprios moradores de São Miguel dos Milagres estão colocando cal de tinta nos locais onde o caracol africano está aparecendo. A espécie vem se multiplicando assustadoramente. Desde o começo desse mês de agosto infesta também o povoado Marceneiro, na cidade de Passo de Camaragibe.

O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Miguel dos Milagres para saber do posicionamento do governo municipal sobre o problema, mas até a publicação dessa matéria não obteve resposta.

A espécie

O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é um molusco oriundo da África. Esse animal pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. De acordo com estudiosos, em um único ano, o mesmo indivíduo é capaz de dar origem a aproximadamente 300 crias.

Além de destruírem plantas nativas e cultivadas, alimentando-se vorazmente de qualquer tipo de vegetação, e competir com espécies nativas – inclusive alimentando-se de outros caramujos; tais animais são hospedeiros de duas espécies de vermes capazes de provocar doenças sérias: a Angiostrongylus costaricensis responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, de sintomas semelhantes aos da apendicite; e a Angiostrongylus cantonensis responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis, mas muitas vezes fatal. Mas não há registro dessas doenças no Brasil.