Caramujos africanos infestam São Miguel dos Milagres
Espécie invadiu o “Barreiro do Draga” e o antigo lixão
Uma verdadeira praga invadiu a turística cidade de São Miguel dos Milagres: incontáveis caramujos africanos estão tomando conta da localidade conhecida como “Barreiro do Draga”, e no antigo lixão, localizados no povoado Porto da Rua. O número da espécie do caracol é cada vez maior e se multiplica a cada dia.
O avanço do molusco na cidade litorânea tem preocupado os moradores da cidade região Norte de Alagoas. A população está fazendo mutirões para tentar combater a praga que está até prejudicando até uma grande plantação de mamão no município turístico.
A preocupação dos moradores cresce a cada dia na cidade e o caracol está se concentrando em regiões de mata e em margens de rios. O medo da população é que o caramujo se aproxime do reservatório de água que abastece o município e também que o molusco chegue às áreas urbanas do povoado.
Os próprios moradores de São Miguel dos Milagres estão colocando cal de tinta nos locais onde o caracol africano está aparecendo. A espécie vem se multiplicando assustadoramente. Desde o começo desse mês de agosto infesta também o povoado Marceneiro, na cidade de Passo de Camaragibe.
O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Miguel dos Milagres para saber do posicionamento do governo municipal sobre o problema, mas até a publicação dessa matéria não obteve resposta.
A espécie
O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é um molusco oriundo da África. Esse animal pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. De acordo com estudiosos, em um único ano, o mesmo indivíduo é capaz de dar origem a aproximadamente 300 crias.
Além de destruírem plantas nativas e cultivadas, alimentando-se vorazmente de qualquer tipo de vegetação, e competir com espécies nativas – inclusive alimentando-se de outros caramujos; tais animais são hospedeiros de duas espécies de vermes capazes de provocar doenças sérias: a Angiostrongylus costaricensis responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, de sintomas semelhantes aos da apendicite; e a Angiostrongylus cantonensis responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis, mas muitas vezes fatal. Mas não há registro dessas doenças no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
Santa Fest: Cibele Moura celebra 10 anos da Quadrilha Junina Santa Fé em Alagoas
Ex-PM entra em contradição sobre compra de comida no dia do desaparecimento de Davi
Hemoal faz em Murici a primeira coleta externa de sangue de maio nesta terça (5)
Cantor Zau O Pássaro morre após batida entre carro e caminhão na Bahia
Motociclista sofre fratura exposta após colisão com caminhão em Rio Largo
“Governo precisa ‘desenrolar a corda que está no pescoço’ de quem empreende”, diz Francisco Sales
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
