Caramujos africanos infestam São Miguel dos Milagres
Espécie invadiu o “Barreiro do Draga” e o antigo lixão
Uma verdadeira praga invadiu a turística cidade de São Miguel dos Milagres: incontáveis caramujos africanos estão tomando conta da localidade conhecida como “Barreiro do Draga”, e no antigo lixão, localizados no povoado Porto da Rua. O número da espécie do caracol é cada vez maior e se multiplica a cada dia.
O avanço do molusco na cidade litorânea tem preocupado os moradores da cidade região Norte de Alagoas. A população está fazendo mutirões para tentar combater a praga que está até prejudicando até uma grande plantação de mamão no município turístico.
A preocupação dos moradores cresce a cada dia na cidade e o caracol está se concentrando em regiões de mata e em margens de rios. O medo da população é que o caramujo se aproxime do reservatório de água que abastece o município e também que o molusco chegue às áreas urbanas do povoado.
Os próprios moradores de São Miguel dos Milagres estão colocando cal de tinta nos locais onde o caracol africano está aparecendo. A espécie vem se multiplicando assustadoramente. Desde o começo desse mês de agosto infesta também o povoado Marceneiro, na cidade de Passo de Camaragibe.
O 7Segundos entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de São Miguel dos Milagres para saber do posicionamento do governo municipal sobre o problema, mas até a publicação dessa matéria não obteve resposta.
A espécie
O caramujo-gigante-africano, Achatina fulica, é um molusco oriundo da África. Esse animal pode pesar 200 gramas, e medir cerca de 10 centímetros de comprimento e 20 de altura. De acordo com estudiosos, em um único ano, o mesmo indivíduo é capaz de dar origem a aproximadamente 300 crias.
Além de destruírem plantas nativas e cultivadas, alimentando-se vorazmente de qualquer tipo de vegetação, e competir com espécies nativas – inclusive alimentando-se de outros caramujos; tais animais são hospedeiros de duas espécies de vermes capazes de provocar doenças sérias: a Angiostrongylus costaricensis responsável pela angiostrongilose abdominal, doença que provoca perfuração intestinal, de sintomas semelhantes aos da apendicite; e a Angiostrongylus cantonensis responsável pela angiostrongilíase meningoencefálica, de sintomas variáveis, mas muitas vezes fatal. Mas não há registro dessas doenças no Brasil.
Veja também
Últimas notícias
PSD Alagoas ainda não sabe se apoia Caiado ou Lula
Idosa com Alzheimer reencontra policiais que salvaram sua vida
Infraestrutura substitui 10 metros de rede de tubulação rompida no Poço
Carro é flagrado com garrafa pet usada como tanque de combustível
Cachorros sentam à mesa para comer em casa no Piauí
Inscrições para Prouni 2026 do 2º semestre estão abertas
Vídeos e noticias mais lidas
Lojas Mix Mateus em Alagoas passarão a operar com a bandeira Novo Atacarejo
Governo de Alagoas entrega restauração da rodovia AL-105 em julho
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Duas lojas anunciam encerramento das atividades no Centro de Arapiraca
