Novo Referencial Curricular de AL garante desenvolvimento da criança de forma integral
Em ação que contempla o Cria e o Escola 10, com adesão de 100% dos 102 municípios alagoanos, educadores recebem formação continuada

Lançado oficialmente neste mês de agosto, o Referencial Curricular do Estado de Alagoas da Educação Infantil e Ensino Fundamental reúne as competências e habilidades essenciais a serem desenvolvidas nas escolas e servirá de subsídio para as unidades reelaborarem seus currículos, sendo implementado a partir de 2020.
O documento, disponível para consulta nos sites da Escola Web (www.escolaweb.educacao.al.gov.br) e da Secretaria de Estado da Educação (www.educacao.al.gov.br), traz uma novidade ímpar: a inclusão da Educação Infantil integrado ao Referencial da Educação Básica. Até então, as edições anteriores do Referencial Curricular traziam a Educação Infantil apenas no âmbito da Educação Indígena – o qual é competência do Estado. O documento atual abrange a Educação Infantil como um todo, podendo ser adotado também pelas redes municipais e particulares de ensino.
Com o intuito de implementar o currículo nas respectivas redes e escolas até 2020, uma ação contemplada nos programas Escola 10 e Criança Alagoana (Cria), com adesão de 100% dos 102 municípios alagoanos, promoveu formação continuada para educadores por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Realizado nesta quinta-feira (29), a formação ocorreu na Escola Estadual José Correia da Silva Correia Titara, no Cepa.
Presente ao evento o superintendente de Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa Martins, falou da importância da formação. “A educação infantil hoje é desenvolvida nos municípios em grande maioria: no Estado, apenas com as escolas indígenas. E considerando a importância desta modalidade, o Estado apoia os municípios no sentido técnico, para que estes possam desenvolver uma educação infantil de qualidade. Nesta nova perspectiva do Referencial Curricular, que traz objetivos e direitos de aprendizagem, entendemos que o desenvolvimento das crianças deve ser de forma integral e integrada. É por isto que as Secretarias da Educação [Seduc], da Saúde [Sesau] e da Assistência e Desenvolvimento Social [Seades] estão inseridas no programa Cria. Vamos acompanhar o estágio de desenvolvimento desta criança e como estas ações, observadas como diretrizes do Cria, podem ser trazidas para a implementação do Referencial”, explica Ricardo.
Formação Continuada - De acordo com a supervisora da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Marcia Susana Lima, a formação está dividida em etapas. Neste primeiro momento, contemplou regiões com escolas indígenas e trouxe como tema “Referencial Curricular de Alagoas da Educação Infantil: Formação Integral da Criança e Ludicidade”, trilhando estratégias didático-pedagógicas para os campos de aprendizagem. Este mesmo conteúdo será trabalhado no dia 12 de setembro, para os demais municípios.
“Este momento é de conhecer o território, que é uma das propostas do nosso referencial: conhecer, dialogar e fortalecer os valores e os saberes que cada localidade tem, do Sertão ao Agreste, da Zona da Mata ao Litoral e toda Região Metropolitana. Estes saberes poderão ser ampliados a partir destes diálogos entre territórios, possibilitando, de fato, essa compreensão da diversidade, da beleza e da riqueza que é a educação alagoana, iniciando na educação infantil, fortalecendo parcerias pensando no desenvolvimento integral de fato desta criança em Alagoas”, considera Susana.
Veja também
Últimas notícias

Carreta envolvida em acidente interdita rodovia na Massagueira

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Sindicato de irmão do presidente Lula é alvo de operação da PF por fraudes no INSS

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural

Criança de 11 anos é socorrida após ser atropelada em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
