Imposto de Renda libera mais um lote de restituição em setembro
O valor a que você tem direito é corrigido pela variação da taxa básica de juros, a Selic, pelo período que você esperar - e sem impostos
A Receita Federal paga em 16 de setembro o quarto lote da restituição do imposto de renda deste ano. Os lotes são pagos de acordo com a data de envio do documento, ou seja, quem mandou antes, recebe antes.
O valor a que você tem direito é corrigido pela variação da taxa básica de juros, a Selic, pelo período que você esperar - e sem impostos. Quem não for contemplado nesse segundo lote pode pesquisar no site da Receita a situação da sua declaração.
Não entende o que significa a mensagem que aparece?
Em processamento - A declaração foi recebida, mas o processamento ainda não foi concluído.
Em fila de restituição - O documento foi processado, mas o valor ainda não foi disponibilizado no banco. Lembrando que para receber a restituição, o contribuinte não pode ter pendências de débitos na Receita Federal ou na Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
Processada - A declaração foi recebida e teve seu processamento concluído. Atenção: isso, no entanto, não significa que o resultado tenha sido homologado, já que, pela lei, ele pode ser revisto em até cinco anos.
Com pendências - Durante o processamento da declaração, a Receita encontrou pendências de informações. O contribuinte deve regularizá-las.
Em análise - A declaração foi recebida e está na base de dados da Receita, que aguarda a apresentação dos documentos solicitados ao contribuinte ou ainda não terminou a análise dos documentos entregues.
Retificada - A declaração anterior foi substituída integralmente pela declaração retificadora apresentada pelo contribuinte.
Cancelada - A declaração foi cancelada por decisão da Receita ou solicitação do contribuinte.
Tratamento manual - A declaração está sendo analisada e o contribuinte deve aguardar uma correspondência da Receita.