Micropênis ocorre por deficiência de testosterona no feto. Saiba mais
Se identificado na infância, pode ser revertido com reposição hormonal

O micropênis, que, por definição, tem menos de 4 cm em estado de flacidez e menos de 10 cm, em ereção, é determinado ainda na barriga da mãe. A condição está relacionada à deficiência fetal de testosterona durante a gestação e pode ou não estar associado a síndromes genéticas, segundo o urologista Giuliano Aita, coordenador do setor de Saúde Sexual da Sociedade Brasileira de Urologia.
"A deficiência de testosterona é do feto e não da mãe. O problema pode também estar relacionado não ao hormônio, mas sim a uma alteração no testículo. É importante ter o diagnóstico para procurar a causa e estabelecer o tratamento. Como a causa mais frequente é a deficiência hormonal, é possível fazer suplementação na infância, época de desenvolvimento do pênis", afirma.
Segundo ele, a condição pode ser identificada já na infância e geralmente está associada à atrofia testicular. "Além disso, se observada alguma anormalidade no comprimento ou no aspecto do pênis, o pediatra irá encaminhar o paciente para um urolopediatra", explica.
O médico ressalta que é fundamental o acompanhamento do bêbe do sexo masculino para detectar a criptorquidia, como é chamada a ausência dos testículos na bolsa escrotal. "Essa pode ser uma das causas do micropênis, pois vai interferir na produção hormonal na puberdade. A criptorquidia tem que ser resolvida no primeiro ano de vida", afirma.
Cirurgias oferecem riscos
Se a causa do micropênis não for identificada e tratada na infância ou, até o final da puberdade, quando o pênis para de se desenvolver, segundo Aita, não haverá chance de o problema ser revertido na vida adulta.
"Existem várias técnicas cirúrgicas, mas nenhuma é consagrada, pois podem comprometer a funcionalidade e apresentam risco de fibrose e infecções, além de alteração na angulação do pênis quando ereto", diz.
Entre elas estão a secção do ligamento suspensor do pênis, na qual o ligamento é seccionado no osso, deixando-o mais solto e, assim, obtém-se ganho de tamanho, e a lipoaspiração da gordura pré-púbica, que, ao diminuir a gordura na região, deixa o pênis mais aparente. Para aumentar o diâmetro, há a lipoescultura feita com gordura do próprio paciente.
Mas, embora muitos homens se sintam constrangidos, o fato de ter micropênis não costuma interferir na funcionalidade do órgão e na fertilidade, a não ser quando está associado a síndromes genéticas, segundo o médico. "Eles podem ser pais", afirma.
Aita ressalta que a grande maioria que teme ter um micropênis, na verdade não apresenta o problema. "Apenas 1% dos homens que se queixam do tamanho do pênis e vêm ao consultório têm o problema. Na maioria das vezes, eles têm o pênis normal, mas uma visão distorcida do comprimento peniano. Pode se tratar do chamado transtorno dismorfico corporal no qual o indivíduo tem um pensamento fixo e uma impressão errônea sobre essa parte do corpo. Nesses casos, o tratamento é psicológico", finaliza.
Últimas notícias

Chuvas provocam alagamentos em Matriz de Camaragibe
![[Vídeo] R$ 20 mil em espécie: acusado de feminicídio em Teotônio Vilela planejava fuga](https://img.7segundos.com.br/s7Vx--DUY0aRXywzBaTpLD12Fwg=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/suspeito-9.png)
[Vídeo] R$ 20 mil em espécie: acusado de feminicídio em Teotônio Vilela planejava fuga

Secretaria de Saúde de Palmeira dos Índios esclarece fechamento de UBS nesta segunda (4)

Prefeito Luciano Barbosa entrega escola de tempo integral em Mangabeiras

TJAL discute com movimentos sociais regularização de terras das usinas Laginha e Guaxuma

Alagoas participa de mobilização nacional para identificação de pessoas desaparecidas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
