Criança é vítima de queimadura de caravela na Praia de Maragogi
O Corpo de Bombeiros foi acionado para a ocorrência

Uma criança sofreu queimaduras de uma caravela na Praia de Maragogi, no litoral Norte do Estado. O fato foi registrado na tarde desta quinta-feira (26), nas proximidades da avenida Senador Rui Palmeira, na Orla Marítima da cidade litorânea.
O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) foi acionado para ocorrência por volta das 16h15 e quando os militares chegaram ao local encontraram o garoto de 12 anos de idade com as marcas de queimadura.
Os quatro militares do 2º Grupamento de Bombeiros Militar (2º GBM) fizeram o atendimento pré-hospitalar ainda na avenida Senador Rui Palmeira e encaminharam a vítima para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santo Antônio, no Patum, na região central da cidade litorânea.
Caravela
A caravela portuguesa ou simplesmente caravela é um cnidário (são os primeiros animais na escala evolutiva a apresentarem uma cavidade digestiva no corpo e tecidos verdadeiros). Na verdade não é nem mesmo um único animal é uma colônia composta de quatro animais com funções determinadas: pneumatóforo que é uma bolsa de ar que faz com que os outros membros da colônia boiem, os tentáculos, chamados de dactilozooides, os gastrozooides, que digerem os alimentos que os tentáculos pegam, e os gonozooides, responsáveis pela reprodução.
A caravela portuguesa não nada, mas flutua. É também confundida com a água-viva. A caravela move-se pelos oceanos empurrada pelo vento e o pneumatóforo mantém-se à tona.
Debaixo da carapaça mole escondem-se tentáculos compridos, de até 20 metros, que têm cnidócitos venenosos. Estes cnidócitos são células urticantes, recheadas de filamentos que libertam as toxinas da Caravela-portuguesa, quando em contato com a pele, por exemplo. O veneno da Caravela-portuguesa provoca dores muito fortes, queimaduras que podem ser até de terceiro grau e em casos mais extremos, reações alérgicas graves acompanhadas de arritmias, náuseas e necrose do tecido. As queimaduras provocadas pelo contato com os tentáculos provocam cicatrizes, em alguns casos, permanentes.
Veja também
Últimas notícias

Reitor da Ufal alega colapso financeiro das universidades federais em Alagoas

Arapiraca: Idoso desaparece de residencial onde mora e família pede ajuda para localizá-lo

Prefeito Luciano Barbosa entrega ginásio e reforma de escola nos bairros Planalto e Bom Sucesso

Sindilojas Arapiraca alerta: uso de atestado médico falso pode gerar demissão por justa causa e prejuízos às empresas

Reprodução simulada do caso Ana Firmino será realizada nesta quinta-feira (15), em Maravilha

Prefeitura de Palmeira divulga programação do São João do Povo 2025
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
