Reeducandos vão colaborar na limpeza das manchas no litoral Norte
Grupo Técnico de Acompanhamento monitora praias
A reunião do Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) definiu que reeducandos vão participar da limpeza dos óleos que afetaram as praias de Japaratinga e Maragogi, no litoral Norte de Alagoas. Os detentos vão participar do mutirão nesta quinta-feira (17) na cidade litorânea que mais foi afetada.
O mutirão em Japaratinga conta com 50 pessoas organizadas pelo órgão municipal de Meio Ambiente para início da ação. O grupo será reforçado por mais 50 reeducandos arregimentados pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), 60 militares da Marinha, e 40 pessoas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).
Na quarta-feira (16), as ações de limpeza em Japaratinga começaram durante o dia e seguiram durante a noite, no período de maré baixa, com a participação de cerca de 400 pessoas, coordenadas pela Defesa Civil do Estado junto com as prefeituras de Japaratinga e Maragogi. A orientação do Ibama para a limpeza é que seja feita de norte a sul para evitar que a mancha se espalhe.
Na quinta-feira (17), durante o período da manhã, os técnicos do IMA (Instituto do Meio Ambiente) e da Marinha sobrevoam o Litoral Sul. Já o Litoral Norte será sobrevoado pelo Ibama. O objetivo é dar continuidade ao monitoramento da costa. Para o trabalho serão utilizados também drones, da Marinha e da Semarh. Ainda são esperados 100 fuzileiros navais para reforçar o trabalho, além de um navio e mergulhadores da Marinha que ajudarão na avaliação da situação geral na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
O GTA é formado por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitania dos Portos, contando ainda com o apoio das secretarias de Meio Ambiente dos municípios atingidos.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
