Grupo de Trabalho intensifica ações para retirada de óleo na Costa dos Corais
Municípios receberão do governo mais equipamentos, veículos e EPIs

O vice-governador Luciano Barbosa sobrevoou de helicóptero, na tarde desta quarta-feira (16), o Litoral Norte de Alagoas. Ele esteve no município de Japaratinga, cuja praia foi atingida pelas manchas de óleo que já afetam a costa dos nove estados nordestinos.
Ao lado do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Fernando Pereira, e do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), Gustavo Lopes, o vice-governador esteve com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, durante a inspeção realizada em Japaratinga, município inserido na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais, maior unidade de conservação marinha do Brasil.
“O governador Renan Filho está em Brasília, em audiência com ministros. Preocupado com a situação, ele me pediu para fazer essa inspeção e acompanhar de perto o quadro”, destacou Luciano Barbosa.
Ele lembrou que o Governo do Estado tem atuado proativamente junto com os municípios na limpeza das praias e na destinação adequada do material recolhido. O vice-governador recordou, ainda, que na semana passada os trabalhos se concentraram nos municípios do Litoral Sul de Alagoas e que, agora, o foco é o Norte do Estado.
“A limpeza exige um trabalho manual e de mutirão, por isso é muito importante essa parceria entre Estado e os municípios. O Governo de Alagoas tem apoiado decisivamente as prefeituras. Sentimos que os municípios estão empenhados na remoção desse óleo, até porque todos têm nas belezas naturais a sua maior fonte de riqueza, que é o turismo”, observou.
O diretor-presidente do IMA e o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informaram que homens da Defesa Civil Estadual, reeducandos do sistema prisional e servidores de todas as secretarias de Estado vão se juntar aos municípios do Litoral Norte no trabalho de limpeza das praias. Serão disponibilizadas, também, caçambas e retroescavadeiras.
“Amanhã chegam 180 fuzileiros e um navio com mergulhadores que vão verificar se houve impacto aos recifes de coral. Vamos centrar os esforços no Litoral Norte, tendo em vista que o Litoral Sul já minimizou a chegada do óleo”, acrescentou Fernando Pereira.
O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), também disponibilizou kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos municípios do litoral alagoano, para que possam otimizar a coleta do óleo que tem atingindo as praias.
Os primeiros kits serão levados ao município de Japaratinga. Dentre os equipamentos que serão disponibilizados para a retirada do material encontrado na praia estão ciscadores, pás, bombonas plásticas, carros de mão, botas, luvas, peneiras e mascaras de proteção.
Veja também
Últimas notícias

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre

HGE inicia o fim de semana realizando captação de dois rins e um fígado para transplante

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
