Mais de 500 toneladas de óleo e areia são retiradas das praias de Alagoas
Japaratinga foi o município mais atingido
O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) divulgou nesta terça-feira (22) que mais de 500 toneladas de material já foram retiradas das praias de Alagoas, considerando óleo e areia contaminada, tendo sido a maioria sendo recolhida no município de Japaratinga, no litoral Norte do Estado.
O desastre ambiental foi tão impactante em Alagoas, que em todo o Nordeste, segundo a Marinha, foram recolhidos 900 toneladas de resíduos de óleo cru à beira mar das cidades nordestinas até a segunda-feira (21). Nos municípios alagoanos foram retirados no total 533 toneladas.
O Grupo Técnico de Acompanhamento volta a se reunir no início da noite desta terça-feira (22), na Capitânia dos Portos, em Maceió, para avaliar a situação no litoral alagoano e traçar novas estratégias de ação. A reunião, que aconteceria na segunda-feira (21), não ocorreu por causa da audiência pública feita pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Nessa terça-feira (22), a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fez a distribuição de material (pás, peneiras, ciscador, carros de mão, sacos plásticos, luvas) para Japaratinga, Barra de São Miguel, Roteiro e Coruripe. Em Maragogi, um mutirão foi realizado nas praias e rios do município turístico.
Japaratinga e Maragogi. O trabalho de mutirão prossegue com a participação de homens da Marinha, reeducandos, técnicos e voluntários do IMA, trabalhadores contratados pela prefeitura e voluntários/moradores da região. Uma equipe do ICMBio faz o trabalho de análise da situação dos estuários.
A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), encaminhou 49 custodiados do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), nessa terça-feira (22), para se juntar a 46 reeducandos dos regimes aberto e semiaberto que já participam dos mutirões de limpeza em Japaratinga
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
