Meio ambiente

Mais de 500 toneladas de óleo e areia são retiradas das praias de Alagoas

Japaratinga foi o município mais atingido

Por 7Segundos, com Assessoria 22/10/2019 16h04
Mais de 500 toneladas de óleo e areia são retiradas das praias de Alagoas
Mais de 500 toneladas de óleo e areia foram retiradas das praias de Alagoas - Foto: Assessoria

O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) divulgou nesta terça-feira (22) que mais de 500 toneladas de material já foram retiradas das praias de Alagoas, considerando óleo e areia contaminada, tendo sido a maioria sendo recolhida no município de Japaratinga, no litoral Norte do Estado.

O desastre ambiental foi tão impactante em Alagoas, que em todo o Nordeste, segundo a Marinha, foram recolhidos 900 toneladas de resíduos de óleo cru à beira mar das cidades nordestinas até a segunda-feira (21). Nos municípios alagoanos foram retirados no total 533 toneladas.

O Grupo Técnico de Acompanhamento volta a se reunir no início da noite desta terça-feira (22), na Capitânia dos Portos, em Maceió, para avaliar a situação no litoral alagoano e traçar novas estratégias de ação. A reunião, que aconteceria na segunda-feira (21), não ocorreu por causa da audiência pública feita pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Alagoas.

Nessa terça-feira (22), a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fez a distribuição de material (pás, peneiras, ciscador, carros de mão, sacos plásticos, luvas) para Japaratinga, Barra de São Miguel, Roteiro e Coruripe. Em Maragogi, um mutirão foi realizado nas praias e rios do município turístico.

Japaratinga e Maragogi. O trabalho de mutirão prossegue com a participação de homens da Marinha, reeducandos, técnicos e voluntários do IMA, trabalhadores contratados pela prefeitura e voluntários/moradores da região. Uma equipe do ICMBio faz o trabalho de análise da situação dos estuários.

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), encaminhou 49 custodiados do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), nessa terça-feira (22), para se juntar a 46 reeducandos dos regimes aberto e semiaberto que já participam dos mutirões de limpeza em Japaratinga