Mais de 500 toneladas de óleo e areia são retiradas das praias de Alagoas
Japaratinga foi o município mais atingido
O Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA) divulgou nesta terça-feira (22) que mais de 500 toneladas de material já foram retiradas das praias de Alagoas, considerando óleo e areia contaminada, tendo sido a maioria sendo recolhida no município de Japaratinga, no litoral Norte do Estado.
O desastre ambiental foi tão impactante em Alagoas, que em todo o Nordeste, segundo a Marinha, foram recolhidos 900 toneladas de resíduos de óleo cru à beira mar das cidades nordestinas até a segunda-feira (21). Nos municípios alagoanos foram retirados no total 533 toneladas.
O Grupo Técnico de Acompanhamento volta a se reunir no início da noite desta terça-feira (22), na Capitânia dos Portos, em Maceió, para avaliar a situação no litoral alagoano e traçar novas estratégias de ação. A reunião, que aconteceria na segunda-feira (21), não ocorreu por causa da audiência pública feita pela Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Alagoas.
Nessa terça-feira (22), a equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) fez a distribuição de material (pás, peneiras, ciscador, carros de mão, sacos plásticos, luvas) para Japaratinga, Barra de São Miguel, Roteiro e Coruripe. Em Maragogi, um mutirão foi realizado nas praias e rios do município turístico.
Japaratinga e Maragogi. O trabalho de mutirão prossegue com a participação de homens da Marinha, reeducandos, técnicos e voluntários do IMA, trabalhadores contratados pela prefeitura e voluntários/moradores da região. Uma equipe do ICMBio faz o trabalho de análise da situação dos estuários.
A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), encaminhou 49 custodiados do Núcleo Ressocializador da Capital (NRC), nessa terça-feira (22), para se juntar a 46 reeducandos dos regimes aberto e semiaberto que já participam dos mutirões de limpeza em Japaratinga
Veja também
Últimas notícias
Prefeita Ziane Costa divulga evolução das obras de escola e destaca antes e depois da unidade
Eduardo Bulhões anuncia construção de Centro Esportivo Comunitário em Santana do Ipanema
Agendamento para serviços eleitorais passa a ser obrigatório a partir de 1º de fevereiro
Contribuintes podem emitir boleto do IPTU 2026 com 20% de desconto pelo WhatsApp
Mais de 229 mil alagoanos estão com o título de eleitor cancelado
Feira dos Municípios 2026: Alagoas Feito a Mão vai emitir Carteira Nacional do Artesão durante evento
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
