Petróleo: Prefeitura de Maragogi decreta estado de alerta máximo no município
Decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios
A Prefeitura de Maragogi publicou no Diário Oficial dos Municípios (DOM) desta segunda-feira (28) um decreto de alerta máximo no município. A medida foi tomada pelo prefeito Fernando Sérgio Lira Neto (PP) por conta da invasão de petróleo que há mais de dois meses atingiu o Nordeste.
O decreto de estado de alerta máximo no município será compreendido entre o período de 23 de outubro a 23 de dezembro de 2019 a fim de detectar, recolher, e encaminhar para destinação ambientalmente correta todos os resíduos de óleo que surgirem no litoral da cidade do litoral Norte de Alagoas.
No decreto, ficou criado o Grupo Técnico de Acompanhamento, que deverá monitorar e promover as ações necessárias para identificar pontos de ressurgência dos resíduos de petróleo, recolhê-los e encaminha-los para destinação adequada, segundo os parâmetros legais vigentes.
Fazem parte do Grupo Técnico de Acompanhamento os seguintes órgãos do governo municipal: Chefia de Gabinete do Prefeito; Controladoria Geral do Município; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Saúde; Secretaria de Infraestrutura; Defesa Civil e Secretaria de Planejamento.
Pelo decreto, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos fica responsável por promover a coordenação, articulação institucional e operacional entre os órgãos da Administração Pública Municipal e demais entidades de âmbito federal, estadual e a sociedade civil.
O decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios informa que os trabalhos de recolhimento dos resíduos de óleo serão considerados prioritários enquanto vigorar o estado de alerta máximo. O Grupo Técnico de Acompanhamento elaborará semanalmente um relatório. O decreto entrou em vigor nesta segunda-feira (28), data da publicação.
O governo municipal também decidiu publicar o decreto por conta que a atividade turística de Maragogi (a cidade é o segundo polo turístico de Alagoas) que depende fundamentalmente das condições de balneabilidade das praias e integridade dos atributos naturais.
Veja também
Últimas notícias
Vestibulares do Ifal têm inscrições abertas em seis campi
Crianças ficam feridas após caírem da sacada de casarão abandonado no Jaraguá
Justiça decreta prisão temporária de suspeito de matar ex-companheira em Pindorama
Cliente diz ter sido expulsa de loja e caso acaba em demissão
Saiba quem eram as vítimas sequestradas e assassinadas na Grota do Rafael
DMTT regulamenta uso de barreiras plásticas para coibir estacionamento irregular
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
