Petróleo: Prefeitura de Maragogi decreta estado de alerta máximo no município
Decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios
A Prefeitura de Maragogi publicou no Diário Oficial dos Municípios (DOM) desta segunda-feira (28) um decreto de alerta máximo no município. A medida foi tomada pelo prefeito Fernando Sérgio Lira Neto (PP) por conta da invasão de petróleo que há mais de dois meses atingiu o Nordeste.
O decreto de estado de alerta máximo no município será compreendido entre o período de 23 de outubro a 23 de dezembro de 2019 a fim de detectar, recolher, e encaminhar para destinação ambientalmente correta todos os resíduos de óleo que surgirem no litoral da cidade do litoral Norte de Alagoas.
No decreto, ficou criado o Grupo Técnico de Acompanhamento, que deverá monitorar e promover as ações necessárias para identificar pontos de ressurgência dos resíduos de petróleo, recolhê-los e encaminha-los para destinação adequada, segundo os parâmetros legais vigentes.
Fazem parte do Grupo Técnico de Acompanhamento os seguintes órgãos do governo municipal: Chefia de Gabinete do Prefeito; Controladoria Geral do Município; Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos; Secretaria de Saúde; Secretaria de Infraestrutura; Defesa Civil e Secretaria de Planejamento.
Pelo decreto, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos fica responsável por promover a coordenação, articulação institucional e operacional entre os órgãos da Administração Pública Municipal e demais entidades de âmbito federal, estadual e a sociedade civil.
O decreto publicado no Diário Oficial dos Municípios informa que os trabalhos de recolhimento dos resíduos de óleo serão considerados prioritários enquanto vigorar o estado de alerta máximo. O Grupo Técnico de Acompanhamento elaborará semanalmente um relatório. O decreto entrou em vigor nesta segunda-feira (28), data da publicação.
O governo municipal também decidiu publicar o decreto por conta que a atividade turística de Maragogi (a cidade é o segundo polo turístico de Alagoas) que depende fundamentalmente das condições de balneabilidade das praias e integridade dos atributos naturais.
Veja também
Últimas notícias
Davi Davino Filho defende maioridade penal aos 14 anos contra aliciamento pelo tráfico
Ceci reúne apoiadores em arrastão na Branca de Atalaia ao lado de Arthur Lira e Alvinho
Rute Nezinho defende fortalecimento da rede de proteção contra a violência infantil
Fabio Costa reforça apoio a JHC e Marina e destaca união para Alagoas vencer
Com a divulgação da Real Time, Marina JHC lidera todos as pesquisas divulgadas nesta semana
Gabi Gonçalves reúne multidão no Clima Bom e destaca ações do mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
