Renan Calheiros comemora mais um arquivamento de inquérito no STF
A pedido da PGR, Fachin arquiva nono inquérito contra o senador

O senador alagoano Renan Calheiros (MDB) comemorou, por meio das redes sociais, mais um arquivamento de inquérito contra ele no âmbito da Lava Jato. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, atendeu o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e arquivou inquérito que apurava se o parlamentar recebeu propina da empreiteira Odebrecht por meio de doações oficiais.
Renan Calheiros disse que as investigações foram baseadas em depoimentos criminosos. Com isso, são nove os inquéritos aos quais respondia o alagoano arquivados no âmbito da Operação Lava Jato. O senador é réu e alvo de outras oito investigações relacionadas à operação.
Por meio do Twitter, ele se manifestou. “A pedido do Ministério Público, o STF arquivou mais um inquérito contra mim por absoluta falta de prova. Mais de 2/3 das investigações já foram rejeitadas porque são baseadas em depoimentos de criminosos confessos e frutos da perseguição de um grupelho que atuava na PGR”, postou.
A Procuradoria pediu arquivamento de caso por entender que não foram encontrados na investigação elementos concretos contra o senador. O inquérito foi aberto em março de 2017 após as delações de executivos da empreiteira. Segundo o processo, a Odebrecht teria repassado R$ 1,2 milhão em doação oficial ao MDB, e uma parte teria sido repassada à campanha do filho de Renan ao governo de Alagoas em 2014.
Luiz Edson Fachin considerou que o pedido de arquivamento feito pela Procuradoria Geral República deve obrigatoriamente ser atendido porque cabe ao órgão decidir sobre continuidade ou não de investigações.
Últimas notícias

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano

Bazar em apoio à aldeia Wassú Cocal reúne sabores e cultura; confira programação

Prefeito antecipa pagamento dos servidores em homenagem aos 150 anos de Maragogi

Prefeitura de Olho D’Água do Casado tem contas bloqueadas por dívidas antigas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
