Renan Calheiros comemora mais um arquivamento de inquérito no STF
A pedido da PGR, Fachin arquiva nono inquérito contra o senador
O senador alagoano Renan Calheiros (MDB) comemorou, por meio das redes sociais, mais um arquivamento de inquérito contra ele no âmbito da Lava Jato. O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, atendeu o pedido da Procuradoria Geral da República (PGR) e arquivou inquérito que apurava se o parlamentar recebeu propina da empreiteira Odebrecht por meio de doações oficiais.
Renan Calheiros disse que as investigações foram baseadas em depoimentos criminosos. Com isso, são nove os inquéritos aos quais respondia o alagoano arquivados no âmbito da Operação Lava Jato. O senador é réu e alvo de outras oito investigações relacionadas à operação.
Por meio do Twitter, ele se manifestou. “A pedido do Ministério Público, o STF arquivou mais um inquérito contra mim por absoluta falta de prova. Mais de 2/3 das investigações já foram rejeitadas porque são baseadas em depoimentos de criminosos confessos e frutos da perseguição de um grupelho que atuava na PGR”, postou.
A Procuradoria pediu arquivamento de caso por entender que não foram encontrados na investigação elementos concretos contra o senador. O inquérito foi aberto em março de 2017 após as delações de executivos da empreiteira. Segundo o processo, a Odebrecht teria repassado R$ 1,2 milhão em doação oficial ao MDB, e uma parte teria sido repassada à campanha do filho de Renan ao governo de Alagoas em 2014.
Luiz Edson Fachin considerou que o pedido de arquivamento feito pela Procuradoria Geral República deve obrigatoriamente ser atendido porque cabe ao órgão decidir sobre continuidade ou não de investigações.
Últimas notícias
Vorcaro é preso em nova fase da operação da PF sobre Master
Acusado de homicídio em Matriz de Camaragibe é preso em Maceió
Paciente psiquiátrica ameaça marido e filha e polícia é acionada em Arapiraca
Jovens em cumprimento de medidas socioeducativas são capacitados para o primeiro emprego
Condenação passa de 23 anos em ação do MPAL contra esquema em Arapiraca
Alcolumbre mantém votação de quebra de sigilo de Lulinha por CPMI do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
