Governo dos Estados Unidos deportará brasileiros que tentaram entrar ilegalmente no país
O número de brasileiros presos pela ICE (Agência de Imigração e Alfândega dos EUA) na fronteira com o México subiu para 17.900
O governo dos Estados Unidos deportará brasileiros que tentaram entrar ilegalmente no país usando a fronteira com o México. De acordo com informações da agência Reuters, a ação será feita por meio de um voo fretado, o segundo desde outubro, quando 70 pessoas foram deportadas.
O avião que sairá de El Paso deve chegar a Belo Horizonte na manhã de amanhã, informou o Ministério das Relações Exteriores à agência. Não há informação sobre o número de pessoas que estarão a bordo.
Ainda de acordo com a Reuters, os voos são os primeiros autorizados pelo Brasil desde 2006 e marcam uma mudança de política do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que busca se aproximar cada vez mais do presidente americano Donald Trump.
O Brasil já havia se recusado a receber deportações em massa dos Estados Unidos e agora está permitindo que essas transferências sejam feitas para ajudar a política de Trump de acelerar as deportações de imigrantes ilegais na fronteira mexicana, disseram duas autoridades sob condição de anonimato à agência.
As eleições presidenciais americanas ocorrem no fim deste ano e Trump fez do combate à imigração ilegal uma das bandeiras de sua campanha à reeleição.
O número de brasileiros presos pela ICE (Agência de Imigração e Alfândega dos EUA) na fronteira com o México subiu para 17.900 no ano fiscal de 2019, um aumento de mais de dez vezes em relação ao ano anterior, segundo o governo americano.
Veja também
Últimas notícias
Sesau garante aos pais de crianças atípicas a continuação do Serviço de Equoterapia
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
