Baronesas infestam rio Manguaba e dificultam tráfego aquaviário
Problema dificulta o fluxo turístico na região
Uma verdadeira onda de baronesas infestou o caudaloso rio Manguaba na manhã deste sábado (22) de Carnaval e dificultou o tráfego aquaviário na famosa Rota Ecológica dos Milagres, nos municípios de Porto de Pedras e Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas.
As baronesas invadiram o Porto da Pedra, no município de Porto de Pedras, e dificultaram o embarque e desembarque das embarcações, em especial a de pequeno porte. O transporte é feito diariamente para o Porto da Balsa, no povoado Barreiras do Boqueirão, em Japaratinga, e vice-versa.
As plantas aquáticas desceram do Manguaba do município de Porto Calvo e foram parar na turística Porto de Pedras. Diariamente, centenas de pessoas fazem o trajeto que liga as duas cidades turísticas de Porto de Pedras e Japaratinga. No Carnaval, o tráfego foi intensificado, mas foi dificultado por conta do problema. A travessia é feita em balsa e em pequenas embarcações.
As baronesas são vegetações verdes com flores roxas que se alimentam da matéria orgânica de esgotos. De acordo com ambientalistas, a infestação é por conta também que há pouca correnteza. As baronesas ajudam a filtrar as impurezas que chegam às águas do rio. Mas, o problema é que, depois de um certo tempo, surgem problemas como o mau cheiro e a dificuldade no transporte aquaviário.
Veja também
Últimas notícias
MPAL promove reunião com órgãos estaduais para discutir direitos humanos e cidadania nas escolas
IMA diz que mortandade de peixes em Jequiá da Praia foi provocada por ações humanas
Polícia Militar flagra extração irregular de minério durante Operação Onda Verde
Marginal do Piauí, com recursos articulados por Arthur Lira, impulsiona desenvolvimento em Arapiraca
Ivete Sangalo é internada em hospital em Salvador; saiba detalhes
Rafael Brito critica retirada de taxação das bets de projeto contra o crime organizado
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
