Baronesas infestam rio Manguaba e dificultam tráfego aquaviário
Problema dificulta o fluxo turístico na região

Uma verdadeira onda de baronesas infestou o caudaloso rio Manguaba na manhã deste sábado (22) de Carnaval e dificultou o tráfego aquaviário na famosa Rota Ecológica dos Milagres, nos municípios de Porto de Pedras e Japaratinga, no litoral Norte de Alagoas.
As baronesas invadiram o Porto da Pedra, no município de Porto de Pedras, e dificultaram o embarque e desembarque das embarcações, em especial a de pequeno porte. O transporte é feito diariamente para o Porto da Balsa, no povoado Barreiras do Boqueirão, em Japaratinga, e vice-versa.
As plantas aquáticas desceram do Manguaba do município de Porto Calvo e foram parar na turística Porto de Pedras. Diariamente, centenas de pessoas fazem o trajeto que liga as duas cidades turísticas de Porto de Pedras e Japaratinga. No Carnaval, o tráfego foi intensificado, mas foi dificultado por conta do problema. A travessia é feita em balsa e em pequenas embarcações.
As baronesas são vegetações verdes com flores roxas que se alimentam da matéria orgânica de esgotos. De acordo com ambientalistas, a infestação é por conta também que há pouca correnteza. As baronesas ajudam a filtrar as impurezas que chegam às águas do rio. Mas, o problema é que, depois de um certo tempo, surgem problemas como o mau cheiro e a dificuldade no transporte aquaviário.
Veja também
Últimas notícias

Colisão entre moto e carro deixa vítima ferida na rodovia AL-220, em Arapiraca

Mulher é presa por tentar matar o companheiro no município de Igreja Nova

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca

Chacina em Estrela de AL pode ter sido motivada por ciúmes; vítimas foram mortas a facadas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
