Senado faz 1ª votação remota do decreto de calamidade nesta sexta
O senador Antonio Anastasia presidirá a sessão de uma sala e poderá ouvir senadores que se conectarem por computador e aparelho eletrônico

O Senado Federal vota nesta sexta-feira (20) o projeto de decreto legislativo que reconhece que o país está em estado de calamidade pública em razão da pandemia do coronavírus. A votação, pela primeira vez na história dos 196 anos da Casa, será remota, ou seja, os parlamentares não estarão no plenário, para evitar contato e a propagação da covid-19.
O decreto de calamidade pública, aprovado pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (18), vai permitir que o governo federal gaste mais do que o previsto e desobedeça às metas fiscais para custear ações de combate à pandemia.
Também será a primeira vez que o Brasil entrará em estado de calamidade desde que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está em vigor. Como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), está se recuperando da covid-19, quem presidirá a sessão será o senador Antonio Anastasia (PSD-MG), vice-presidente da Casa.
"Pela primeira vez vamos testar o novo sistema de deliberação remota que foi criado no Senado, pois temos de continuar funcionando, o Congresso, Senado e Câmara, respondendo às necessidades do Brasil, mas compreendendo a dificuldade que temos de ter um quórum presencial, tendo em vista que alguns senadores já estão até afastados", afirmou Anastasia.
Conectados
Para a votação, será usada uma versão preliminar do sistema de deliberação remota do Senado Federal. O sistema ainda não está 100% pronto, segundo Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho, secretário-geral da Mesa do Senado.
Ele explicou que, durante a votação, Anastasia presidirá a sessão de uma sala no Senado e poderá ver e ouvir todos os senadores que se conectarem por meio de computadores e aparelhos eletrônicos.
Poderá haver discussão da matéria e cada senador vai falar qual o seu voto. No futuro, explicou Bandeira, haverá um aplicativo de celular seguro para que cada senador digite seu voto. Se estiver sem acesso à internet, poderá ligar para o Senado e votar. Segundo Bandeira, o Brasil será o primeiro país a fazer votações remotas no Parlamento.
De acordo com Anastasia, a área técnica do Senado está se esforçando ao máximo para que tudo ocorra sem erros e sem demora. Ele disse que, por enquanto, as votações remotas serão mais usadas, inclusive nas comissões. Afirmou ainda que uma comissão de deputados e senadores vai acompanhar junto ao Ministério da Economia os gastos do Executivo até o final do ano.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista morre em grave acidente na Avenida Dr. Júlio Marques Luz

Plano de Israel para Gaza pode gerar “nova calamidade”, alerta ONU

Relator do Orçamento quer flexibilizar arcabouço fiscal de Haddad

Médico avalia quadro de saúde de Faustão após novos transplantes

Adolescente é salvo pelo primo após se engasgar com achocolatado em Fortaleza

PF recebe 2 mil produtos irregulares apreendidos em operação contra cigarros eletrônicos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
