Ouro Branco e Porto Calvo apresentam os piores índices de isolamento social de AL
População de Satuba é a que mais respeita o isolamento social
Comércio repleto de gente, grande procura por agências bancárias e pessoas juntas em várias ruas: esse é o cenário que tornou a cidade de Porto Calvo, no Norte do Estado, com o 2º pior índice de isolamento social de Alagoas, ficando atrás apenas de Ouro Branco (1º pior índice), no Alto Sertão. Por outro lado, Satuba, na região metropolitana de Maceió, apresenta o melhor distanciamento social. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Governo do Estado.
O Governo de Alagoas apresentou os números dos municípios que apresentam o maior e o menor distanciamento social, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Na última terça-feira (14) uma cena no comércio de Porto Calvo mostrava bem como a população não vem seguindo as orientações da OMS, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura Municipal: centenas de pessoas aglomeradas no Centro da cidade, fazendo filas enormes na agência da Caixa Econômica Federal e na Casa Lotérica por conta do auxílio emergencial, o coronavoucher.
O índice de isolamento social para combate ao coronavírus vem mantendo uma média de 52,47% em Alagoas. O cálculo considera os índices diários apresentados entre os dias 31 de março e 15 de abril. Na semana passada, os dados de isolamento registravam índices acima dos 50%, com exceção da última quinta-feira (9), quando foi registrada uma taxa de 46,5%.
Os dados apurados no dia 14 de abril revelaram que o município de Satuba teve o melhor indicativo, com 66,2% de isolamento. A cidade alagoana que menos respeitou a orientação dos órgãos de saúde foi Ouro Branco, no Alto Sertão, com apenas 41,3% de pessoas, seguido bem de perto por Porto Calvo com 41,80%.
Além de Satuba, outras cidades aparecem no infográfico com bons índices de isolamento. É o caso de Igreja Nova, Limoeiro de Anadia, Jequiá da Praia, Jundiá, Estrela de Alagoas, Água Branca, Feira Grande, Rio Largo e Pindoba. Todas com mais de 57% de adesão da população.
Já os municípios de Arapiraca, Olho D'Água das Flores, Mar Vermelho, Santana do Ipanema, Boca da Mata, Pão de Açúcar, União dos Palmares e Palmeira dos Índios estão com o indicativo inferior a 46%.
De acordo com o boletim dessa quarta-feira, divulgado pela Sesau, o Estado tem 83 casos confirmados da covid-19, e 5 mortos. Desses 3 casos confirmados, 76 residem no Estado, sendo 67 em Maceió e nove no interior, uma vez que Porto Real do Colégio, Palmeira dos Índios, Satuba e Boca da Mata têm um caso cada um, seguidos por Rio Largo com dois e Marechal Deodoro com três. As outras sete pessoas que testaram positivo para a Covid-19 em Alagoas, residem no Rio de Janeiro (2), em Brasília (2) e em São Paulo (3).
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
