Saúde

Índice de isolamento social em Alagoas tem média de 52,47%

Número de pessoas isoladas foi maior no último domingo (55,6%)

Por Redação, com assessoria 16/04/2020 09h09
Índice de isolamento social em Alagoas tem média de 52,47%
Dados sobre o isolamento social coletados dia 14 de abril em Alagoas - Foto: Agência Alagoas

O índice de isolamento social para combate ao coronavírus vem mantendo uma média de 52,47% em Alagoas. O cálculo considera os índices diários apresentados entre os dias 31 de março e 15 de abril. Na semana passada, os dados de isolamento registravam índices acima dos 50%, com exceção da última quinta-feira (9), quando foi registrada uma taxa de 46,5%.

Seguindo o movimento nacional de pico dos percentuais de afastamento com a chegada do final de semana, o estado teve uma melhora de 5,5% no domingo de Páscoa em relação ao dia anterior, atingindo 55,6% de isolamento. Já nesta semana, os dados indicam uma tendência de declínio, com percentual de 44,9% no índice de isolamento.



Desde o primeiro decreto de afastamento social publicado no dia 16 de março pelo governador Renan Filho, houve um crescimento significativo no índice no estado. As Regiões do Planalto da Borborema, Norte e Serrana dos Quilombos são as que apresentam as menores taxas. Na prática, estes dados significam que, quanto maior o índice de isolamento, menor é o número de pessoas circulando na cidade e excedendo o raio de 450 metros da sua base, estipulado pelo monitoramento.



“Combater a Covid-19 tem sido nossa tarefa diária em Alagoas e, por isso, continuo a defender o afastamento social como medida prioritária para que estas ações preventivas à população sejam eficientes. Sem isolamento não conseguiremos conter o avanço da doença. O Governo de Alagoas, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), monitora diariamente os números, que são importantíssimos para entender como a população vem seguindo as recomendações das organizações mundiais de saúde. É importante agora trabalharmos em conjunto e permanecermos em casa”, destaca o governador Renan Filho.

Alexandre Ayres, Secretário da Saúde do Estado de Alagoas chamou atenção, através das redes sociais, para o nível de Alagoas no ranking nacional, sendo o estado com o pior índice do nordeste. Segundo ele, caso a população não siga as regras do drecreto, a consequência será o aumento de infectados e de mortos.

"O Governo de Alagoas está preparando nosso sistema de saúde para enfrentar a Pandemia. É fundamental ganhar tempo, e só vamos ter sucesso se você respeitar o distanciamento social. A próxima vítima pode ser você ou alguém muito querido!!! FAÇA A SUA PARTE, RESPEITE , #fiquememcasa", escreveu o secretário no Instagram.

Contabilizados a partir do monitoramento inteligente do Governo do Estado, disponibilizado gratuitamente pela empresa In Loco, os índices se baseiam nos dados de 648.400 celulares da população. A tecnologia apenas integra usuários que voluntariamente tenham instalado aplicativos parceiros da In Loco, dando permissão para a coleta de dados informada na Política de Privacidade. Todos os dados de identificação civil, como nome, identidade, CPF e e-mail não são informados pela empresa.

Prorrogação do decreto

Publicado no dia 6 de abril, o decreto que prorroga pela segunda vez o isolamento social em Alagoas determinou continuidade da suspensão das aulas da rede pública e privada até o dia 30 de abril, além da proibição de abertura de estabelecimentos comerciais e espaços de aglomeração pública até o dia 20 de abril. Supermercados, farmácias e locais que prestem serviços de saúde no interior de shoppings, galerias e centros comerciais seguem liberados. Eventos e exposições continuam proibidos.

Confira aqui o decreto na íntegra.