Saúde

Ministério da Saúde afirma que 1,2 mil mortes por síndromes respiratórias estão sendo investigadas

Pasta afirmou que 1.269 mortes aguardam investigação laboratorial para confirmar se se foram causadas por coronavírus

Por G1 23/04/2020 21h09
Ministério da Saúde afirma que 1,2 mil mortes por síndromes respiratórias estão sendo investigadas
Fachada do edifício-sede do Ministério da Saúde, em Brasília - Foto: Aílton de Freitas / Agência O Globo

O Ministério da Saúde afirmou nesta quinta-feira (23) que 1.269 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aguardam investigação laboratorial. Entre outros vírus, também é analisado se a causa da morte é a Covid-19.

As 1,2 mil mortes investigadas não estão computadas entre os dados já divulgados sobre mortes causados pelo novo coronavírus. De acordo com o mais recente balanço, há 3.313 mortes já confirmadas por Covid-19 no Brasil.

O ministério informou, ainda, que das 407 mortes confirmadas nesta quinta-feira (23), 112 aconteceram nos últimos 3 dias e as outras 295 aconteceram ao longo do mês de março e abril.

A nota da pasta afirma que com a chegada de mais testes aos estados e com a melhoria de fluxo dos laboratórios, a espera pelo resultados dos exames tem sido reduzida.

Checagem X tendência de aumento

O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse não saber se o aumento das mortes registradas no balanço desta quinta-feira (23) representa o resultado de esforço de checagem dos casos ou uma tendência de aumento da gravidade da doença.

Nesta quinta, foram incluídas 407 mortes no total de vítimas da Covid-19 no Brasil, elevando o total para 3.313, um aumento de 14%. É o maior número de óbitos registrados em 24 horas no país até agora.