‘É preciso ter uma leitura madura da doença’ diz psicóloga sobre Covid-19
Adriana Cristina dos Santos ressaltou que informação correta é essencial
A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) vem assustando, deixando mais de 3 milhões de pessoas infectadas no mundo e o psicológico de cada pessoa reage de uma forma diferente diante do problema global. Em conversa com o 7Segundos, a psicóloga Adriana Cristina dos Santos disse que é preciso que cada cidadão procure fazer uma leitura madura da doença e que informação correta é essencial no enfrentamento ao vírus.
A doença vem avançando em toda Alagoas e grande parte das pessoas ainda não sabe como enfrentar psicologicamente o problema. A cada caso confirmado em uma cidade, os cidadãos ficam mais duvidosos de como agir e principalmente como agir quando a própria pessoa é infectada ou algum familiar.
Adriana Cristina dos Santos comentou que é preciso maturidade por parte de cada pessoa. “Primeiramente a pessoa tem que ter uma leitura madura de que é uma doença que todos estão à mercê. Não existe tipo um grupo que vai ter e um grupo que não vai ter. É uma doença: eu estou lutando, você está lutando pela nossa sobrevivência, pelos nossos entes queridos. E de certa forma a pessoa que mais vai te ajudar é você mesmo”, enfatizou.
A psicóloga acrescenta. “É ter uma leitura madura do que está passando, se informar perfeitamente do que é o vírus: quais são os meios de transmissão, quais são os meios de prevenção. E tipo lutar: a partir do momento que a pessoa amadurece a ideia que ‘eu estou à mercê: eu sei como me prevenir e eu sei quais são os meios que possam me curar’. Isso pode ajudar as pessoas a serem mais fortes a encarar doença ou um possível com mais contágio com mais leveza”, declarou.
Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde divulgado neste domingo (26), Alagoas conta com 560 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 32 mortes causadas pela doença.
*Adriana Cristina dos Santos é psicóloga, especialista em saúde mental; e impactos da violência escolar. Também cursa pós-graduação em psicogerentologia e formação em violência contra mulher.
Veja também
Últimas notícias
Secretaria do Trabalho divulga 3.643 vagas de emprego esta semana no Sine Alagoas
Em várias capitais, manifestantes vão às ruas contra PL da Dosimetria
Arapiraquense tem órgãos doados após morte por AVC e salva cinco vidas
Imagens mostram chegada de Policial Militar que matou enfermeiro em motel de Arapiraca
Zambelli renuncia mandato e Hugo Motta convoca suplente
Furto de cabos elétricos afeta abastecimento de água em Palmeira dos Índios e Quebrangulo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
