‘É preciso ter uma leitura madura da doença’ diz psicóloga sobre Covid-19
Adriana Cristina dos Santos ressaltou que informação correta é essencial

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) vem assustando, deixando mais de 3 milhões de pessoas infectadas no mundo e o psicológico de cada pessoa reage de uma forma diferente diante do problema global. Em conversa com o 7Segundos, a psicóloga Adriana Cristina dos Santos disse que é preciso que cada cidadão procure fazer uma leitura madura da doença e que informação correta é essencial no enfrentamento ao vírus.
A doença vem avançando em toda Alagoas e grande parte das pessoas ainda não sabe como enfrentar psicologicamente o problema. A cada caso confirmado em uma cidade, os cidadãos ficam mais duvidosos de como agir e principalmente como agir quando a própria pessoa é infectada ou algum familiar.
Adriana Cristina dos Santos comentou que é preciso maturidade por parte de cada pessoa. “Primeiramente a pessoa tem que ter uma leitura madura de que é uma doença que todos estão à mercê. Não existe tipo um grupo que vai ter e um grupo que não vai ter. É uma doença: eu estou lutando, você está lutando pela nossa sobrevivência, pelos nossos entes queridos. E de certa forma a pessoa que mais vai te ajudar é você mesmo”, enfatizou.
A psicóloga acrescenta. “É ter uma leitura madura do que está passando, se informar perfeitamente do que é o vírus: quais são os meios de transmissão, quais são os meios de prevenção. E tipo lutar: a partir do momento que a pessoa amadurece a ideia que ‘eu estou à mercê: eu sei como me prevenir e eu sei quais são os meios que possam me curar’. Isso pode ajudar as pessoas a serem mais fortes a encarar doença ou um possível com mais contágio com mais leveza”, declarou.
Conforme o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde divulgado neste domingo (26), Alagoas conta com 560 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 32 mortes causadas pela doença.
*Adriana Cristina dos Santos é psicóloga, especialista em saúde mental; e impactos da violência escolar. Também cursa pós-graduação em psicogerentologia e formação em violência contra mulher.
Veja também
Últimas notícias

Confronto policial deixa suspeito morto e outro ferido após invasão a supermercado em Taquarana

Prefeita Márcia Cavalcante prepara grande festa para o Dia das Crianças neste domingo

Projeto Cultura Aqui Acolá no Mercado Público deste sábado terá programação infantil

Perícia que vai apurar causa de incêndio em fábrica de plásticos tem prazo de até 60 dias

DMTT participa de Curso de Gestão de Crises nas Cidades

Maré de Rica inova e cria o seu próprio sorvete: o “Sorvete da Rica” promete agitar o sábado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
