Sérgio Lira recebe título de ‘Prefeito Amigo da Criança’ pela Fundação Abrinq
Apenas três municípios alagoanos receberam a premiação
Pela primeira vez, o município de Maragogi, no litoral Norte de Alagoas, foi reconhecido pela Fundação Abrinq. O prefeito, Fernando Sérgio Lira Neto (Progressistas – PP), foi um dos agraciados com o título de “Prefeito Amigo da Criança”. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (1º), destacando as áreas da saúde, educação e ação social da atual administração. A 6ª edição da premiação contemplou 125 dos 2.346 municípios brasileiros que concorreram, entre os 41 municípios alagoanos, apenas 3 foram contemplados.
O “Prefeito Amigo da Criança” é uma iniciativa da Fundação Abrinq, que incentiva gestores municipais a aderir ao programa e desenvolver políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes. Além de Sérgio Lira, foram premiados os prefeitos Eraldo Joaquim Cordeiro (Delmiro Gouveia) e Pauline Pereira (Campo Alegre).
Sérgio Lira disse que se sentiu honrado. “Muito honrado em receber o título ‘Prefeito Amigo da Criança’ pela Fundação Abrinq. Parabéns a todos os envolvidos, esse prêmio é de todos nós!”, publicou o prefeito de Maragogi nas redes sociais.
A Prefeitura de Maragogi promoveu durante a atual gestão a redução de 6,3 pontos na taxa de distorção idade-série no Ensino Fundamental, anos iniciais, da rede pública municipal. De 35,1, em 2016, para 28,8, em 2019. Além disso, teve um aumento de 53,6 pontos percentuais na proporção de docentes de creches públicas municipais com ensino superior completo. De 11,1%, em 2016, para 64,7%, em 2019.
Maragogi também teve a redução de 7,7 pontos na taxa de mortalidade infantil do município. De 14,3 óbitos para cada 1.000 nascidos vivos, em 2016, para 6,6 óbitos a cada 1.000 nascidos vivos, em 2018. Aumento de 22,6 pontos no percentual de nascidos vivos cujas mães fizeram 7 ou mais consultas pré-natal. De 27,7%, em 2016, para 50,3%, em 2019.
Outro destaque foi o aumento de 6,3 pontos percentuais na taxa de matrículas na Educação Infantil (etapa creche). De 9,9%, em 2016, para 16,2%, em 2019.
Lira assinou o termo de adesão ao Programa Prefeito Amigo da Criança no dia 16/03/2017, já na condição de prefeito. Sua adesão representa a segunda vez que a gestão municipal de Maragogi participa do programa, no entanto, esta é a primeira vez que um gestor do município é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança.
Veja também
Últimas notícias
Rafael Brito defende fim da escala 6x1 e destaca expectativa para votação
Governo de Alagoas conclui saldo residual da segunda parcela dos precatórios do Fundef
Uneal divulga resultado provisório da isenção de taxa na inscrição para concurso
Marina Candia leva Olhar da Gente ao Feitosa e amplia acesso à saúde na comunidade
Foragida da Justiça é presa ao ser reconhecida por câmeras da SSP em Maceió
Motorista perde controle de caminhonete e cai em ribanceira na AL-220, em Batalha
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
